Na tarde dessa segunda-feira (1º de julho), policiais civis da 26ª Delegacia de Polícia (26ª DP) e da 38ª DP, com o apoio da Divisão de Apoio Logístico e Operacional (Dalop/Depate), prenderam dois homens, de 59 e 32 anos, respectivamente, pai e filho, acusados de furto qualificado e receptação. As prisões ocorreram em uma chácara na região rural de Samambaia/DF, após a 38ª DP representar pela prisão preventiva dos envolvidos, que foram deferidas pelo Juízo da 2ª Vara Criminal de Águas Claras/DF.
As investigações conduzidas pela 38ªDP revelaram que os homens eram especialistas em cometer furtos em residências e comércios nas regiões de Vicente Pires e Águas Claras. Para consumar os crimes, eles utilizavam um veículo Ford/Courier, de cor preta, utilizado para transportar os objetos furtados. Os produtos eram então ocultados em uma chácara na região rural da cidade.
Com base nas investigações, a 38ª DP representou pela prisão preventiva dos homens, que estavam foragidos desde o início de junho de 2024. “Após tomar conhecimento de que os autores poderiam estar escondidos na área rural de Samambaia/DF, a 26ª DP, com o apoio da Dalop, realizou diligências e conseguiu localizar e prender os acusados na chácara onde os produtos dos furtos eram ocultados”, conta o delegado-chefe da 26ª DP, Gleyson Mascarenhas.
Apreensão de objetos e do veículo utilizado nos crimes
Na ação, os policiais apreenderam diversos objetos, possivelmente produtos dos furtos realizados, que foram encaminhados à 38ª DP para perícia e investigação. O veículo Ford/Courier, utilizado para transportar os objetos furtados, também foi apreendido.
Atuação conjunta da Polícia Civil
A prisão de pai e filho demonstra a atuação conjunta e eficaz das equipes da 26ª DP, 38ª DP e Dalop no combate aos crimes de furto e receptação na região do Distrito Federal. A PCDF reitera seu compromisso com a investigação e punição dos autores de crimes, e orienta as vítimas a denunciarem os casos através do Disque Denúncia (197).
Informações da Assessoria de Comunicação/PCDF