22/01/2019
| por:Meiriane Soares
O governador Ibaneis Rocha (MDB), visando a melhora do trânsito do DF, prepara medidas para desafogar as vias do Distrito Federal. Sendo uma das opções em análise a que ele chamada “tarifa social”, que consiste em dar desconto na passagem de ônibus para quem for de carro a bolsões de estacionamento e, de lá, usar o transporte público. E outra iniciativa é a chamada Zona Azul: cobrar valores em estacionamentos rotativos nas áreas centrais de Brasília.
Segundo o governador Ibaneis, a ideia é construir bolsões de estacionamento em regiões com grande fluxo de passageiros, como nas proximidades de estações do metrô, do Transporte Rápido por Ônibus (BRT) e do Veículo Leve sobre Pneus (VLT). Com isso, o motorista poderá deixar o veículo nesses locais e utilizar o transporte público, desinchando a movimentação de carros em regiões de grande circulação.
O governo ainda não mencionou o valor que será possivelmente cobrado por passageiro que colaborar com o desafogamento de automóveis nos centros urbanos do DF. Dependendo do valor do desconto indicado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), os cofres públicos deverão arcar com a diferença. Atualmente, no contrato do sistema de transporte de ônibus coletivos, existe o preço real da passagem, a chamada tarifa técnica.
O governo determina o preço por passageiro, mas geralmente a conta é maior. A partir de então, o Executivo repassa a diferença para as contas dos empresários, os chamados subsídios. No ano passado, o transporte público do DF teve um custo de R$ 1,2 bilhão em subsídios.
O projeto da Zona Azul seguira o exemplo de outras capitais, onde o GDF decidiu retomar a proposta do estacionamento rotativo pago nas áreas centrais de Brasília: a chamada Zona Azul. A princípio, a ideia é iniciar pelos setores de Autarquias, Bancário, Comercial, Hospitalar e de Rádio e TV.
Durante compromisso no Ministério de Desenvolvimento Interior, o governador Ibaneis Rocha confirmou que vai implantar a Zona Azul assim que conseguir aplicar melhorias no sistema de transporte público, como a reintegração das linhas de ônibus com o metrô e o BRT.
Já segue nosso Instagram? Segue lá e participe dos nossos sorteios e saiba tudo que acontece em Águas Claras. @aguasclarasmidia
Contribua para a melhoria e desenvolvimento de nossa cidade! Participe do Grupo de Águas Claras Mídia de Moradores no WhatsApp – Envie nome, endereço e telefone para: contato@aguasclarasmidia.com.br
Site: www.aguasclarasmidia.com.br
Facebook: www.facebook.com/aguasclarasmidia
Instagram: www.instagram.com/aguasclarasmidia
Twitter: www.twitter.com/aguasclaramidia
Youtube: www.youtube.com/aguasclarasmidia
Águas Claras Mídia – Sua Cidade em um Click