21/01/2019
| por:Vanessa Rodrigues
Ontem (18), por volta das 10 horas da manhã, os ocupantes da invasão localizada atrás do supermercado atacadista Dia a Dia e o colégio Leonardo da Vinci, tiveram seus barracos derrubados pela operação comandada pela PMDF, com participação do DETRAN, AGEFIS, NOVACAP, Corpo de Bombeiros DF e Administração Regional de Taguatinga.
Os representantes de cada órgão realizaram a derrubada sem que houvesse retaliação, confusão ou resistência por parte dos moradores. Ao perceber a chegada dos policiais, as famílias presentes recolheram seus pertences e se encaminharam para o lado oposto da rua, esperando toda a ação terminar.
De acordo com o responsável por toda a operação, Major Cassaro (PMDF), dois motivos foram decisivos para a retirada dos invasores da área em questão.
O primeiro foi o aumento dos índices de criminalidade na região em que moradores e comerciantes prestavam queixas regulares de assaltos á pedestres e á veículos. “Recebemos várias denúncias de roubos efetuados não só por adultos, mas adolescentes e crianças”, explicou o Major.
O segundo motivo se deve pela área ser pública e de risco, uma vez que fios de alta tensão que abastecem a energia da cidade ficam localizados acima dos barracos construídos. “Imagine, se por alguma infelicidade, um desses fios se rompem? Temos crianças aqui”, se preocupa a administradora de Taguatinga Karolyne Guimarães, pensando nos pequenos que viviam na invasão.
Ainda segundo ela, as crianças são uma preocupação constante, seja pela condição precária em que vivem (sem água ou saneamento básico), seja por que são vistas entrando e saindo de carros várias vezes ao dia e a noite, denotando crime sexual. “Os pais expõem seus filhos a uma condição de vulnerabilidade e isso é crime”, se exalta a administradora que complementou afirmando que as crianças viram “pedintes” ao comando dos pais. Diante de todos os fatos relatados, o Conselho Tutelar foi acionado e as famílias serão acompanhadas pelos órgãos competentes.
No meio da operação, a PMDF recebeu a visita do Sr. Carlos César, síndico do edifício Enseada, em Águas Claras. Ele, como representantes dos moradores, solicitou que a operação se estendesse até o final da rua, ou seja, até área onde esta sendo construída a nova estação de metrô da cidade. Segundo ele, após a instalação dos barracos, muitos carros foram apedrejados, adultos começaram a usar drogas perto dos transeuntes e houve roubo de energia elétrica do metrô para iluminar a invasão. “Nossa segurança está ameaçada. Uma senhora levou um tiro na mão ao ser assaltada”, reclama ele. No final da tarde, já como planejado na operação, os invasores também foram retirados da região.
Ao final, foram apreendidas nove armas brancas entre facas e facões que, em sua maioria, eram utilizadas para realizar os pequenos roubos e assaltos. Como forma de manutenção do espaço e estabilidade da operação, a PMDF fará patrulhamento constante na região, evitando a instalação de novas famílias. Eles pedem a ajuda da população para que não fomentem a formação de novas invasões na cidade, fazendo doações para instituições credenciadas.
Já segue nosso Instagram? Segue lá e participe dos nossos sorteios e saiba tudo que acontece em Águas Claras. @aguasclarasmidia
Contribua para a melhoria e desenvolvimento de nossa cidade! Participe do Grupo de Águas Claras Mídia de Moradores no WhatsApp – Envie nome, endereço e telefone para: contato@aguasclarasmidia.com.br
Site: www.aguasclarasmidia.com.br
Facebook: www.facebook.com/aguasclarasmidia
Instagram: www.instagram.com/aguasclarasmidia
Twitter: www.twitter.com/aguasclaramidia
Youtube: www.youtube.com/aguasclarasmidia
Águas Claras Mídia – Sua Cidade em um Click