O movimento de máquinas é intenso no Pistão Sul, em Taguatinga. O asfalto irregular e esburacado vai, aos poucos, se tornando coisa do passado. Com um investimento de R$ 43 milhões por parte do GDF, a avenida que tem 5,2 km em cada um dos sentidos passa por obras de reconstrução asfáltica. O trecho de 2 km, que começa na altura da linha do metrô e vai até o centro de Taguatinga, recebe os últimos retoques para proporcionar conforto e rapidez aos motoristas que circulam na região.
Apenas uma das faixas está liberada para o tráfego no Pistão, sentido Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) até a região central de Taguatinga. As outras duas passam pelo serviço de fresagem, deixando o pavimento um “tapete”. E a intervenção na movimentada via se desenvolve rapidamente.
Contudo, o recomendado é que os motoristas que podem optar por outras vias o façam, pois mesmo em horários de menor fluxo, há lentidão no tráfego. Situação confirmada por imagem aérea desta terça-feira (04), por volta das 12h. Também na noite de segunda-feira (03), o reflexo do trânsito do Pistão Sul em faixa única refletiu dentro de Águas Claras, engarrafando todas as vias que saiam na parte alta da cidade.
“Deixamos para este mês de julho, que é um período de férias escolares, a execução da extensão que vai da Universidade Católica até a linha do metrô e também o sentido contrário. São partes mais difíceis, onde o trânsito complica mais” Cristiano Cavalcante, superintendente do DER-DF
“Estamos trabalhando com uma média de 950 toneladas de massa asfáltica aplicadas por dia. Uma média excelente e que vai dando cara nova à avenida”, explica o superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Cristiano Cavalcante.
Segundo Cavalcante, o objetivo é finalizar esta etapa para já iniciar as reformas no outro sentido da via, sentido Taguatinga-EPNB. “Deixamos para este mês de julho, que é um período de férias escolares, a execução da extensão que vai da Universidade Católica até a linha do metrô e também o sentido contrário”, explica. “São partes mais difíceis, onde o trânsito complica mais”.
Além de oferecer mais segurança viária, o novo asfalto é mais resistente e, segundo o DER, a expectativa é que tenha uma vida útil de aproximadamente dez anos. A reconstrução do pavimento é elogiada pelo serralheiro Divino Santos, 35. “Estão empregando o dinheiro com que pagamos o IPVA em uma boa reforma, né? A estrada estava muito esburacada, e tapar buracos já não servia mais”, aponta o rapaz.
“Vai ajudar muito não só quem mora em Taguatinga, mas os moradores de outras regiões que usam a estrada”, complementa a esposa de Divino, Thais Oliveira, 32.
Trabalhadores do comércio da região também estão satisfeitos, na expectativa pelo aquecimento das vendas. “Acreditamos que vai melhorar o movimento por aqui. O Pistão Sul é uma das vias mais movimentadas do DF. Agora, com as obras, vai melhorar a mobilidade e o acesso dos clientes ao nosso ponto”, define a vendedora de uma loja de automóveis Severina Neta, 31. Os trabalhos incluem ainda cerca de 5 km de ciclovia, que está sendo construída no canteiro central da via.
*Com informações da Agência Brasília