O que é libido.
Libido é a energia que provém das pulsões ou instintos e que afeta nosso comportamento. Sabiam que, apesar de ser conhecida como sinônimo de tesão sexual, a libido é muito mais, direcionando nossas atitudes. Andar, malhar, comer, qualquer atividade precisa de energia, ou seja, de libido. Por isso, na vida íntima, a libido ganha maior expressão já que precisamos de muito vigor para o “ziriguidum”. Por isso, a presença ou ausência de libido, determina uma vida sexual ativa ou caracteriza disfunções sexuais.
A falta de libido ocorre quando uma pessoa experimenta uma diminuição significativa ou ausência de interesse em atividades sexuais. Fatores físicos (queda hormonal), emocionais (perda de um ente) e psicológicos (depressão) são analisados para dar um diagnóstico. E, sempre é bom lembrar que problemas de relacionamento, desempenham um papel importante na diminuição da libido. Analogamente, parece a história do ovo e galinha: a falta de libido afetou o relacionamento ou os problemas do relacionamento causaram a falta e libido?
Tratamento para falta de libido.
O diagnóstico feito por um Terapeuta em Sexualidade e tratamento precoce vai favorecer a interrupção desse ciclo vicioso e produzir o reestabelecimento de uma vida saudável, com desejo sexual e retorno da intimidade do casal. A par disso, a pessoa deve investir em produtos sensuais, encontrados em lojas de Sex Shop, tais como: uso de feromônios, estimulantes afrodisíacos, géis vasodilatadores que favorecem o orgasmo e vibradores e especialmente os modelos sugadores que atuam como macarrão instantâneo, fazendo a gente revirar “os zóinhos” em minutos.
Rumo ao relacionamento feliz.
Importante lembrar que os produtos sensuais não são um tratamento para resolver o problema e, sim um primeiro passo em busca de uma solução. Os problemas associados à falta de libido podem ser diversos, afetando, decerto, o bem-estar emocional e o relacionamento, com sentimentos de frustração, culpa e vergonha por não ter mais o mesmo interesse em atividades sexuais como antes. Sobretudo, gerar conflitos no relacionamento com a parceria, causando tensão e distanciamento e diminuição da conexão emocional.
Falta de libido deve ser tratada com empatia e comunicação aberta. Decerto, consultar um profissional habilitado para identificar as causas subjacentes e buscar soluções adequadas, cujo tratamento pode ser feito em caráter multidisciplinar dependendo das causas específicas do problema. Lembre: tem cura! Procure um profissional habilitado e recupere sua qualidade de vida e de relacionamento!