De acordo com o estudo de Migração Interna no Distrito Federal feito pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), Águas Claras está entre as regiões administrativas do Distrito Federal que mais ganharam novos moradores nos últimos anos, sendo a maioria vinda do Plano Piloto.
Segundo a pesquisa, entre os anos de 2015 a 2018, 192.235 pessoas saíram de uma região administrativa para outra. Águas Claras recebeu o maior número de migrantes, 29.051 pessoas.
Os fatores que mais influenciaram está migração foram o valor mais em conta do metro quadrado em Águas Claras, as diferentes opções de mobilidade, o crescimento da região administrativa com diversas opções de lazer no comércio local.
Alguns condomínios da região contam com comércios internos como shopping, supermercado, academia, tudo ali à disposição do morador. O que não é encontrado na Asa Sul e Asa Norte.
A faixa etária dos moradores é outro fator que é apontado na pesquisa. Muitos jovens que estão iniciando suas carreiras profissionais e procuram imóveis com preços mais baixos.
O estudo foi feito com o propósito de compreender e quantificar a distribuição populacional interna e conhecer o perfil socioeconômico (sexo, idade, escolaridade, renda) das pessoas que se movimentaram nesse período por região administrativa, o que é fundamental para a formulação de políticas públicas em diferentes áreas — transportes, equipamentos públicos de educação, saúde, cultura, entre outros.