Para quem mora ou trabalha em Águas Claras, o maior problema da cidade é unânime: o trânsito.
Com poucos acessos, que se transformam em gargalos durante boa parte do dia, a cidade ficou famosa pelos congestionamentos. Mas essa realidade está próxima de ser transformada.
O projeto da terceira saída de Águas Claras, que é esperado desde 2018, foi trabalhado e viabilizado, graças a 4 milhões de reais em emendas parlamentares destinadas pelo deputado Luis Miranda (DEM-DF), que atuou desde o início da proposta.
A obra será executada pelo Governo do Distrito Federal (GDF).
Aproximadamente 35 mil veículos circulam pela cidade diariamente e a abertura desta nova saída irá desafogar o trânsito na região administrativa, principalmente para quem mora no meio de Águas Claras.
A terceira saída de Águas Claras é muito importante principalmente para quem sai da cidade pela manhã e volta no início da noite. E quem vem das outras cidades, terá mais uma forma para acessar a cidade.
Pelo projeto, a nova saída terá 2 km de extensão, com duas faixas em cada sentido, ligando o balão de interseção entre a Avenida Pitangueiras e a Avenida Parque Águas Claras nas proximidades da igreja Nossa Senhora de Assunção e seguirá até a Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Também estão previstas ciclovias e uma ponte para preservar o córrego que passa pelo local.
A pista passará por área doada pela Residência Oficial do GDF.
O Águas Claras Mídia esteve presente no evento que contou com a presença do deputado federal Luis Miranda, do administrador de Águas Claras, André Queiroz; do superintendente técnico do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Plínio Fragassi; do presidente da Associação Brasileira de Síndicos e Condomínios, Davi Shamballa; do presidente do Conselho de Segurança (Conseg) de Águas Claras, Hoto Barros e do presidente da Associação Comercial Industrial de Águas Claras (ACIAC), Adriano Galeno no balão que dará acesso à terceira saída, onde o deputado fez o anúncio da liberação da emenda.
“Ouvi dos moradores, ainda na campanha, que essa era uma das prioridades da cidade. Desde então tenho trabalhado intensamente para que as obras aconteçam”, lembrou Miranda que destacou o papel fundamental do governador na condução das ações e do secretário de Governo, José Humberto, a quem credita como um dos responsáveis pelo andamento do trabalho. “Estamos rabiscando esse projeto junto com a equipe técnica do DER”, revelou o parlamentar.
O superintendente técnico do DER, Plínio Fragassi, afirmou que o projeto está em fase final e a previsão é de que a licitação saia ainda no primeiro semestre. E a ponte deverá estar pronta até o final ano. A estimativa é que 10 mil veículos passem a usar essa alternativa no início de 2022.
O presidente da Associação Brasileira de Síndicos e Condomínios, Davi Shamballa classificou a obra como revolucionária. “É um presente. Todos os moradores serão atendidos com essa terceira saída. Isso vai revolucionar o comércio e a qualidade de vida dos moradores”, destacou em mensagem de agradecimento ao trabalho do deputado Luís Miranda.
Para o presidente da Associação Comercial Industrial de Águas Claras, Adriano Galeno, a viabilização do acesso trará mais pessoas para o comércio local, atuando no fortalecimento da economia local. O administrador regional de Águas Claras, André Queiroz, agradeceu ao deputado Luis Miranda pelo empenho no projeto apresentado, que é um ganho para a cidade.
Hoto Barros, presidente do Conselho de Segurança – CONSEG Águas Claras, diz que a opção será bem vinda. “A população espera melhor escoamento do tráfego na entrada e saída da cidade. Uma nova opção será muito bem vinda.”
Com o único problema grave de Águas Claras solucionado, o trânsito, a cidade fica cada dia melhor para se morar.