Pelo menos 220 bocas de lobo de Arniqueira já foram limpas e desobstruídas para a passagem das águas das chuvas que voltam em outubro. O número representa 70% das entradas de canais das redes fluviais da região e deve chegar a 100% até o final de julho. O trabalho atende a demandas apresentadas pela população por meio dos canais de Ouvidoria do Governo do Distrito Federal (GDF).
Coordenado pela Administração Regional de Arniqueira, o mutirão de limpeza conta com a colaboração de servidores de diferentes órgãos do GDF e já retirou mais de seis toneladas de lixo, folhagens e entulho das bocas de lobo, preparando a cidade para o fim da estiagem.
“Todo esse trabalho preventivo fará com que, quando chegarmos mais perto das chuvas, só tenhamos pequenos ajustes a serem feitos”, explica o gerente de Obras da administração, Norberto Duarte.
Uma das solicitações de limpeza e reparo nas bocas de lobo do Areal, em Arniqueira, foi de Denilson Batista Amorim, o Nem. Técnico de polimento de veículos, o morador de 49 anos conta que o lixo descartado na rua pelas próprias pessoas é um dos agravantes para os entupimentos quando chove, já que é levado pelas águas e obstrui os canais de passagem.
“São sapatos, bonecas, latinhas, garrafas… Isso tudo seca em meio à terra e vira uma massa dura, impedindo a passagem da água e causando alagamentos. Agora tudo isso tem sido retirado. Tá ficando bom demais”, avalia ele.
*Agência Brasília