Beijo de casais do mesmo sexo durante a formatura de novos soldados da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) no sábado (11) causou polêmica nas redes sociais.
A demonstração de afeto dos soldados recém formados virou assunto nas redes sociais e o áudio de um Tenente Coronel da reserva criticando a publicação viralizou entre grupos de whatsapp. No áudio o Tenente Coronel classifica a publicação como “avacalhação” e “frescura” que poderiam ter sido evitadas. Na visão do Coronel da reserva a atitude de postar o beijo entre casais gays, estando fardados, afronta a “honra e o punodor” da corporação.
A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) pediu à PM que investigue os comentários. E o Ministério Público do DF também disse que “será instaurado procedimento para a apuração da prática homofóbica e adoção das medidas cabíveis”.
A PMDF proibiu quaisquer um dos envolvidos de darem entrevistas sobre o assunto. A corporação diz que os áudios citados manifestam uma opinião pessoal e não promovem preconceito, mas ainda serão analisados pela corporação, que “não coaduna ou apregoa qualquer tipo de preconceito”.