in

Morte De Criança Em Taguatinga Alerta Sobre O Perigo Dos Escorpiões No DF

04/07/2019

| por:Neuza Leal

Uma criança de 4 anos de nome Christian Souza de Jesus,  morreu na última sexta-feira (28/06/2019) após ser picado por um escorpião na casa onde vivia com a família, em Taguatinga. Ele chegou a ser levado ao hospital da cidade, mas não resistiu ao veneno inoculado em seu corpo. O fato acende um alerta sobre a grande incidência de escorpiões em todo DF.  A gravidade dos casos de picadas de escorpião depende da quantidade de veneno injetada, da imunidade da vítima e do atendimento prestado. 

A recomendação é procurar um médico imediatamente, sendo que em Brasília apenas o HRAM tem o soro especifico para o tratamento, hospitais particulares não possuem tal tratamento.

Os sintomas da picada de escorpião são vermelhidão, inchaço e dor no local. Nos casos mais graves, podem ocorrer enjoos, vômitos, dores de cabeça, espasmos musculares e queda da pressão. 

Em caso de picada de escorpião, os primeiros socorros são:

  • Lavar o local da picada com água e sabão;
  • Manter o local da picada voltado para cima;
  • Não cortar, furar ou apertar o local da picada;
  • Beber bastante água;
  • Ir o mais rápido possível a um pronto-socorro, e se possível levar o escorpião para que o hospital  identifique qual a espécie 

O Centro de Informações Tóxicas do DF também está disponível no número 0800-644-6774 para as primeiras orientações em situações do gênero.

O tratamento inclui compressas com água morna para aliviar a dor local e o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios, como dipirona ou ibuprofeno, receitados pelo médico. Em pacientes com sintomas mais graves, é necessário soroterapia para cortar o efeito do veneno no organismo. Nesses casos também é feita a hidratação com soro fisiológico na veia e a observação é mantida até que os sintomas tenham desaparecido.

Existem cerca de 30 espécies de escorpião no Brasil, sendo que as mais perigosas são: o amarelo, o marrom, o amarelo do nordeste e o escorpião preto da Amazônia.

Como o escorpião é difícil de ser combatido com dedetizações e venenos, o mais recomendável é que a população se proteja evitando que os animais tenham acesso as  residências tomando algumas precauções simples conforme descrito abaixo :

Já segue nosso Instagram? Segue lá e participe dos nossos sorteios e saiba tudo que acontece em Águas Claras. @aguasclarasmidia

Contribua para a melhoria e desenvolvimento de nossa cidade! Participe do Grupo de Águas Claras Mídia de Moradores no WhatsApp – Envie nome, endereço e telefone para: contato@aguasclarasmidia.com.br  

Sitewww.aguasclarasmidia.com.br
Facebookwww.facebook.com/aguasclarasmidia
Instagramwww.instagram.com/aguasclarasmidia
Twitterwww.twitter.com/aguasclaramidia
Youtubewww.youtube.com/aguasclarasmidia

Águas Claras Mídia – Sua Cidade em um Click

Avatar

Escrito Por Neuza Leal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Palestra O Poder da Ação com Roberto Mendes em Águas Claras Dia 04/07

Dores nas costas atinge 80% da oopulação e exige mudança no estilo de vida

Dores nas costas atinge 80% da oopulação e exige mudança no estilo de vida

Teste!