Manutenção de grande porte bloqueará as duas vias; serviço volta na segunda-feira (12), com operação diferenciada à noite
O Metrô-DF não funcionará neste domingo (11/10) devido a uma manutenção preventiva e operacional de grande porte.
A suspensão atingirá todas as estações e foi programada para permitir intervenções nas vias permanentes e em outros sistemas da companhia.
Segundo o Metrô-DF, o serviço será realizado em um trecho próximo à Estação Shopping, considerado estratégico para a operação. A complexidade da intervenção exige o bloqueio simultâneo das duas vias, o que impede a circulação dos trens durante a execução dos trabalhos.
A companhia afirma que a medida tem como objetivo preservar a segurança e a continuidade da operação metroviária. Além do serviço principal, equipes técnicas aproveitarão a interrupção para realizar outras manutenções, inclusive na infraestrutura das estações.
Retorno na segunda-feira
A circulação dos trens será retomada normalmente na segunda-feira (12/10), feriado de Nossa Senhora Aparecida. Nesta data, o sistema terá funcionamento ampliado, das 7h à meia-noite.
Das 7h às 21h30, haverá embarque e desembarque em todas as estações. Depois desse horário, até a meia-noite, o embarque ficará restrito à Estação Central, enquanto nas demais estações será permitido somente o desembarque.
Intervenção ocorre após episódios de problemas no sistema
A paralisação programada ocorre em um período marcado por reclamações de passageiros sobre ocorrências no sistema metroviário. Nos últimos meses, foram registrados episódios envolvendo lentidão, interrupções na circulação dos trens e estações com operação tumultuada.
Também houve ocorrências relacionadas à segurança dos usuários, incluindo um caso registrado em setembro no qual um homem teria invadido um vagão exclusivo para mulheres e agredido passageiras.
A companhia informa que a manutenção programada busca justamente garantir melhores condições de funcionamento e segurança do sistema. O Metrô-DF não informou, porém, se os problemas relatados recentemente pelos passageiros estão diretamente relacionados à intervenção deste domingo.







