No domingo, 5 de maio, o metrô do Distrito Federal terá horário estendido das 6h às 20h devido ao Concurso Público Nacional Unificado (CNU). A solicitação para ampliar o serviço foi feita pelo deputado distrital Max Maciel (PSol) em um ofício enviado à Secretaria de Transporte e Mobilidade local (Semob).
A diretoria da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) decidiu estender o horário em duas horas, já que normalmente o metrô opera das 7h às 19h aos domingos. Além disso, a Semob está ajustando as linhas de ônibus para o mesmo dia.
Mais de 220 mil candidatos estão inscritos para o Concurso Público Nacional Unificado, conhecido como “Enem dos Concursos”, no Distrito Federal.
No período da manhã, os portões serão abertos às 7h30 e fechados às 11h30 para a aplicação das provas. À tarde, os candidatos terão acesso a partir das 13h, com a conclusão do exame prevista para as 18h. Aqueles que solicitaram tempo adicional durante a inscrição terão até as 19h para sair.
O CNU inclui provas divididas em três etapas e oferece mais de 6 mil vagas em nível médio e superior para 21 órgãos públicos.
Max Maciel, presidente da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) da Câmara Legislativa (CLDF), justificou a importância da ampliação do horário do metrô, considerando as dificuldades de deslocamento que muitos candidatos enfrentam, especialmente aqueles que dependem do transporte público ou vivem em áreas mais distantes.