in ,

Meditar no silêncio ou no barulho: você sabe meditar?

30/05/2019

Meditar no silêncio ou no barulho: você Sabe meditar?

Alguns praticantes da meditação costumam fazer sessões sentados, num ambiente a meia luz e silencioso, ou junto a natureza. Alguns lançam mão de músicas e outros até de incensos. Saiba que aprender a meditar é saber controlar seus pensamentos, ou seja, “cessar os turbilhões da mente” como ensina os yoga-sutras (aforismos do yoga) do sábio indiano Patañjali do século II. Por isso, se você controla a sua mente, e não ela que controla você, não importa se sua prática é feita em uma sala próxima ao barulho dos carros no trânsito, pessoas conversando na rua ou burburinho de alguma academia de ginástica, por exemplo. Certa vez uma aluna comentou que se sentia agoniada quando queria meditar mas havia barulho em volta. Se você consegue meditar em meio ao caos, então você sabe meditar. Se de fato consegue levar a sua mente para relaxar e receber os benefícios dessa técnica reconhecida cientificamente, você então sabe controlar seus pensamentos, deixando-os passar sem se identificar com eles.

Se ainda não consegue ignorar os barulhos e pensamentos, primeiro evite odores como incensos, além da fumaça prejudicar a sua respiração, o cheiro pode fazer com que sua mente divague em pensamentos sobre memórias da fragrância. Se você é iniciante, evite colocar músicas de meditação, por mais que seja agradável vai trazer a sua concentração para fora e não para o seu interior. Você pode estar perguntando: ué, mas não era para isolar o que está do lado de fora? Sim, mas se você traz elementos para se apegar a eles enquanto medita, não vai ajudar na tarefa de desapegar do que acontece do lado de fora.

Ambiente pronto, agora é hora de experimentar. Comece com um minuto, dois, três até que comece a se distanciar dos barulhos a sua volta, controlando as ondas mentais e se fixando na concentração. Ouça a sua respiração, ou visualize a chama de uma vela, a imagem da lua, ou o que mais funcionar para controlar sua mente. Sempre sem julgar o que visualizar mentalmente, nem o que por acaso ouvir a sua volta. Deixe que a mente relaxe, ela também precisa de um tempo para repousar.

Siga-me nas redes sociais
Instagram: www.instagram.com/alefiori.satvikayoga
Youtube: www.youtube.com/c/satvikayoga
SoundClound: soundcloud.com/alefioriyoga
Site: www.satvikayoga.com

Ale Fiori

Escrito Por Ale Fiori

Tenha uma vida mais plena e equilibrada com as colunas da Jornalista e Instrutora de Ioga Alê Fiori.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Concurso Elege Miss Rodeio DF e Miss Planalto Central 2019

PMDF se Reúne com Autoridades para Solicitar a Correção de Redações do seu Último Concurso Público

Teste!