A 10 dias das eleições, a Neoenergia Brasília concluiu a inspeção nas instalações e circuitos elétricos que atendem ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e às 19 zonas eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF). Ao todo foram inspecionados cerca de 180 quilômetros da rede elétrica. Esse serviço faz parte de uma operação especial montada pela distribuidora para reforçar a confiabilidade do fornecimento de energia nos 610 locais de votação na capital federal.
No plano de atuação está previsto a manutenção em 19 equipamentos do sistema elétrico e inspeção em 100% das subestações que atendem diretamente as zonas e seções eleitorais, além das ações corretivas em transformadores e equipamentos automatizados, como religadores e sensores inteligentes.
“A operação especial para o período eleitoral se soma às ações de manutenções contínuas já realizadas pela concessionária”, explica o diretor-superintendente Técnico da Neoenergia Brasília, Antônio Carlos Queiroz. “Dessa forma, conseguimos avaliar as necessidades específicas dos locais de votação e realizar, antecipadamente, serviços de manutenção como poda de árvores e a instalação de equipamentos, a fim de assegurar um fornecimento de energia com qualidade e confiabilidade”, completa.
REFORÇO – Nos dias 2 e 30 de outubro – datas do 1º e do 2º turno, respectivamente -, a Neonergia Brasília vai trabalhar em regime especial de plantão e reforçará o contingente de técnicos envolvidos nos processos de restabelecimento emergencial do fornecimento de energia elétrica. As equipes de campo disponíveis para atender eventuais ocorrências nos locais de votação terão a força de trabalho aumentada em 38%.
Já o Centro de Operações Integradas (COI), responsável por monitorar e coordenar as equipes técnicas, aumentará seu contingente em 20%. Além disso, técnicos especialistas (backoffice) estarão distribuídos pelos quatro centros operacionais existentes no Distrito Federal para apoiar as atividades de campo. Cerca de 110 profissionais entre engenheiros, técnicos e eletricistas ficarão posicionados estrategicamente até a publicação oficial dos resultados.
CONFIANÇA – No fim de agosto, representantes da Neoenergia Brasília realizaram uma visita institucional à sede do TRE-DF e apresentaram o planejamento da distribuidora para as eleições. O presidente do órgão, desembargador Roberval Belinati, manifestou total confiança no planejamento realizado pela empresa. “As eleições são realizadas pela Justiça Eleitoral, mas depende diretamente do empenho e do bom trabalho de outras entidades, como a Neonergia Brasília. Sem parceiros como estes, a eleição simplesmente não aconteceria”, elogia Belinati.
MONITORAMENTO – Durante os dois dias de votação, a distribuidora não vai realizar desligamentos programados nos locais que possam impactar o processo eleitoral. A empresa também fará acompanhamento das condições meteorológicas previstas e adotará medidas preventivas em caso de eventuais condições de tempo adversas.
O sistema elétrico de todo o Distrito Federal é monitorado em tempo real. A partir de equipamentos automatizados instalados na rede de alta tensão, os controladores da Neoenergia Brasília acompanham qualquer possível interferência que possa causar interrupção do fornecimento de energia.