O ex-secretário de Saúde Jofran Frejat (PL), de 83 anos, morreu no tarde de ontem, segunda-feira (23/11), vítima de complicações causadas por um câncer pulmonar. O político foi diagnosticado com a doença enquanto tratava de um cálculo renal.
Ele havia sido entubado na manhã de segunda (23), mas não apresentou melhora e veio a falecer por volta das 18:40h.
“Nos deixa um grande cidadão, que fez sua história pautado na ética e na atenção aos que mais precisavam. Que a família receba os meus pêsames e o meu carinho”, registrou o governador Ibaneis Rocha (MDB).
Quem foi Frejat
Jofran Frejat foi titular da Secretaria de Saúde do Distrito Federal por quatro vezes, durante o governo de Joaquim Roriz. Também representou o DF no Congresso Nacional, como deputado federal por cinco mandatos.
Aliado do ex-governador Joaquim Roriz, Frejat era um dos principais nomes do cenário político local, nutrindo simpatia e boas relações com personagens de praticamente todas as ideologias, dos conservadores de direita aos progressistas da esquerda.
Nas eleições de 2018, chegou a liderar as pesquisas de intenção de voto, sendo considerado favorito ao comando do Palácio do Buriti. Contudo desistiu da disputa por alegar questões de “foro íntimo”.
Frejat era médico-cirurgião e foi responsável por reformular o sistema público de saúde do Distrito Federal. Ele foi um dos responsáveis pela criação da Escola Superior de Ciências da Saúde do DF (ESCS).
“Frejat deixa como exemplo o compromisso com a saúde pública, com a coletividade e com a vida. Durante toda a vida pública, seja enquanto parlamentar, seja no Executivo, ele trabalhou pela saúde pública e pela vida”, afirmou o presidente do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (Sindmédico), Guttemberg Fialho.
O político também ocupou o cargo de ministro interino da Previdência Social.
Ao ser internado, a família transmitiu uma mensagem para os amigos. Na época, informava que Frejat havia passado por quimioterapia e permaneceria hospitalizado.
“O Jofran está no hospital esta semana se recuperando de um mal-estar causado pela quimioterapia que iniciou este mês”, detalhou Denise Frejat, esposa do político.
Com informações do Metrópoles