in , ,

Já Ouviu Falar Em Crime Cibernético?

08/06/2019

| por:Weslley Cunha Lima

Uma certa vez um cliente me procurou informando que foi retirado de seu saldo bancário valor correspondente a 3 mil reais, depois que atualizou a chave de segurança que fica em seu poder, ou seja, o criminoso com um software falso do banco, pediu para digitar todo código de segurança de seu cartão com o pretexto de atualização como se fosse um procedimento do seu banco. Conduta como essa configura-se em Crime Cibernético.

Vamos ao conceito, os crimes cibernéticos, são aqueles que utilizam a Internet apenas como instrumento para a realização de um delito já tipificado pela lei penal. 

A Rede Mundial de Computadores, acaba por ser apenas mais um meio para a realização de uma conduta delituosa, prejudicando alguém em algum lugar do nosso Brasil, uma vez que o acesso as pessoas são facilitadas, basta ter um computador.

Vamos ver agora os principais crimes cometidos na internet

  1. Furto de dados
  2. Utilização de softwares falsos
  3. Criação de perfis falsos (extremamente usado)
  4. Apologia ao crime

Outro crime bem comum é o da CALUNIA, DIFAMAÇÃO

Calúnia (art. 138) é acusar alguém publicamente de um crime. 

Por exemplo: colocar nas redes sociais que tal pessoa furtou um celular de uma loja, furto é crime, portanto uma acusação falsa a respeito de outra que teve repercussão pública.

Difamação (art. 139) é dizer que a pessoa foi autora de um ato desonroso que tomou proporção publica. 

Por exemplo: Marcinha conta nas redes sociais que Daniel deixou de pagar suas contas. Deixar de pagar contas não é crime, mas trouxe a tona um ato que não é de boa fama.

Antes de entrar com uma ação de Crime Cibernético, bom seria realizar uma Ata Notarial em qualquer Cartório e com ela ingressar com uma ação de reparação de Danos.

Importante esclarecer que isso não depende de uma postagem de grande veiculação, basta um simples comentário e pronto, está configurado o crime.

ALERTA: Antes de publicar nas redes sociais, revise o texto, tenha um controle de conteúdo e verificar com atenção o que vai publicar na internet é extremamente importante.

Contato: weslleyadvlima@gmail.com

Já segue nosso Instagram? Segue lá e participe dos nossos sorteios e saiba tudo que acontece em Águas Claras. @aguasclarasmidia

Contribua para a melhoria e desenvolvimento de nossa cidade! Participe do Grupo de Águas Claras Mídia de Moradores no WhatsApp – Envie nome, endereço e telefone para: contato@aguasclarasmidia.com.br  

Sitewww.aguasclarasmidia.com.br
Facebookwww.facebook.com/aguasclarasmidia
Instagramwww.instagram.com/aguasclarasmidia
Twitterwww.twitter.com/aguasclaramidia
Youtubewww.youtube.com/aguasclarasmidia

Águas Claras Mídia – Sua Cidade em um Click

Weslley Lima

Escrito Por Weslley Lima

Advogado especialista em Direito do Trabalho e Processual Trabalhista, Consultor Jurídico, Especialização em Direito Médico e da Saúde, Consultor Jurídico do Águas Claras Mídia, Proprietário do escritório Cunha Lima Advogado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrições Para Alunos da Rede Pública no Centro de Línguas (CIL), Já Estão Abertas.

Parque Central E Parque Sul De Águas Claras

Teste!