in

Ibaneis decreta suspensão de aulas no DF

O governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha, decretou no fim da noite desta quarta-feira (11) a suspensão de aulas em escolas públicas, particulares e universidades, por um período de cinco dias, a contar dessa quinsta-feira (12).

A decisão de Ibaneis foi tomada em decorrência da classificação de pandemia, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), ao quadro do Covid-19 (novo coronavírus) no mundo.

“Precisamos urgentemente traçar um plano para enfrentar esta doença, agora, caracterizada pela OMS como uma pandemia”, alerta Ibaneis.

Ficam proibidas, ainda, aglomerações como missas, eventos esportivos e shows. Inclusive a edição do UFC Brasília, marcada para sábado (14/03), no Ginásio Nilson Nelson está sob ameaça de ser cancelada. Também está sob suspensão todos os eventos com mais de cem pessoas que dependa de alvará do governo para acontecer.

Segundo o chefe do Executivo local, colégios públicos e privados ou instituições que mantiverem as atividades, apesar do decreto, estarão assumindo risco de propagação da doença.

A UnB declarou que irá manter as aulas, pois está seguindo as orientações dos órgão competentes, como OMS, Ministério da Saúde (MS) e Secretaria de Saúde do DF.

Veja o arquivo do decreto:

Ministro da Saúde

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que a determinação do governador Ibaneis, de suspender as aulas por cinco dias por causa do coronavírus, “não é uma recomendação do Ministério da Saúde”.

Mandetta chamou a atenção para o perigo de deixar os estudantes sem ir à escola, uma vez que muitos pais trabalham e não têm com quem deixar os filhos. Então, os deixariam na casa de parentes, comumente avós. Os idosos são os mais vulneráveis à Covid-19.

“Tem que ter muito cuidado, porque caso essas crianças e adolescentes deixem de estar nas escolas e vão para as casas dos avós… Quem mais precisa de atenção são os idosos. Pode ser que passe uma semana e tenha transmissão sustentada e vão começar os casos dos idosos. Não é uma recomendação do Ministério da Saúde”, destacou, sinalizando discordância da decisão.

Casos no DF

No DF estão confirmado dois casos. A senhora de 52 anos que está internada no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) e o esposo, que só pôde ser diagnosticado após medida judicial para obrigá-lo a fazer o teste laboratorial. Uma vez que ele não cumpriu a orientação de ficar em casa sob quarentena e circulou diversas vezes pelo HRAN e outros lugares da cidade.

Lembrando que nenhum dos dois foram infectados em território nacional.

São 78 casos suspeitos que estão sendo acompanhados pela equipe da Secretaria de Saúde do DF.

O que achou dessa notícia?

0 points
Upvote Downvote
Stéffany Santos

Escrito Por Stéffany Santos

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

Rapaz acusado de estuprar mulher em Águas Claras é preso

Rapaz acusado de estuprar mulher em Águas Claras é preso

O ciclo da resposta sexual feminina

O ciclo da resposta sexual feminina

Teste!