O governador Ibaneis Rocha anunciou em suas redes sociais, nesta quinta-feira (10), o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras também em locais fechados. O decreto foi publicado no início da tarde, em edição extra do Diário Oficial do DF (DODF), e já passou a valer a partir da publicação.
É importante ressaltar que quem quiser continuar usando a máscara pode continuar. Não é obrigatória retirada da máscara, mas, sim, deixa de ser obrigatória a utilização. Chegou a hora de tentarmos voltar a ter uma vida normal. Continuem se prevenindo e não deixem de se vacinar!
— Ibaneis Rocha (@IbaneisOficial) March 10, 2022
Durante uma coletiva à imprensa no Palácio do Buriti, nesta quinta, Ibaneis comentou sobre a liberação de máscaras e declarou: “As pessoas têm que se prevenir. Quem quiser continuar usando máscaras, que continue usando. Não é obrigatório a retirada de máscaras. Ainda existe a Covid. Nós vamos ter que aproveitar este momento com responsabilidade”.
Há pouco menos de uma semana, na última sexta-feira (4/3), o chefe do Executivo local desobrigou o uso da proteção facial ao ar livre. Já na segunda (7/3), passou a valer a liberação de shows e eventos esportivos no Distrito Federal. Para tanto, o público terá de apresentar cartão de vacina com pelo menos duas doses ou com a aplicação única do imunizante contra a Covid-19.
Ibaneis afirmou ainda que “chegou a hora da gente tentar uma vida normal” e, como justificativa, citou que o Ministério da Saúde estuda reduzir a pandemia para uma endemia.
Em queda constante, a taxa de transmissão da Covid-19 do DF chegou a 0,60 nessa quarta-feira (9/3).