Suspeito implantava dispositivos para prender cartões e usava números falsos de atendimento ao cliente para enganar vítimas
Um homem de 28 anos foi preso neste domingo (17/11), em uma agência bancária de Águas Claras, suspeito de participar de uma quadrilha especializada em fraudar caixas eletrônicos para capturar dados de cartões de clientes. A detenção ocorreu após seguranças do banco desconfiarem de sua atitude e acionarem a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).
Esquema de fraude
De acordo com a PMDF, por volta das 14h30, os policiais identificaram que o suspeito, junto a outros integrantes do grupo, implantava dispositivos nos caixas eletrônicos para prender cartões. Além disso, adesivos com números falsos da Central de Suporte ao Cliente eram colocados para induzir as vítimas a ligar para os golpistas. Enquanto isso, outros membros do grupo permaneciam na agência, fingindo prestar auxílio às pessoas lesadas.
Material apreendido
Ao perceber a movimentação dos seguranças, o suspeito tentou fugir, mas foi localizado pela polícia. Durante a abordagem, ele forneceu informações confusas e contraditórias. Com ele, os policiais encontraram a chave de um veículo estacionado nas proximidades. Dentro do carro, foram apreendidos alicates usados para manipular os caixas eletrônicos, uma tesoura, máquina de cartões e pen drives.
Prisão e investigação
O homem foi encaminhado à Superintendência da Polícia Federal, junto com uma vítima que teve o cartão preso no caixa eletrônico e um segurança do banco que testemunhou a ação. Ele foi autuado em flagrante por furto qualificado.
A PMDF investiga a atuação da quadrilha em outras localidades, com indícios de crimes semelhantes cometidos em agências de Planaltina e Sobradinho. Outros integrantes do grupo seguem foragidos.