Após homem explodir artefatos próximo ao STF, Polícia Militar isola região e inicia varredura para identificar novos riscos
Por volta das 19h30 dessa quarta-feira (13/11), um homem acionou explosivos nas proximidades do Supremo Tribunal Federal (STF), o que levou a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) a interditar as vias N2 e S2 da Esplanada, a Praça dos Três Poderes e o próprio edifício do STF, devido ao “risco de novas explosões”. A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) também iniciou as primeiras diligências investigativas, e peritos foram acionados para o local.
Testemunhas relataram ter ouvido fortes estrondos em diferentes pontos da Praça dos Três Poderes, na Esplanada dos Ministérios, por volta das 19h30. Durante o atendimento à ocorrência, o Corpo de Bombeiros do DF foi chamado ao estacionamento do Anexo IV da Câmara dos Deputados, onde um veículo carregado de fogos de artifício explodiu.
Nas proximidades do STF, um corpo foi encontrado e a área isolada pela polícia. Em comunicado, o STF informou que, após a sessão desta quarta-feira, dois fortes estrondos foram ouvidos, e os ministros e servidores foram evacuados por segurança.
A Polícia Federal (PF) encontrou um trailer na Esplanada, supostamente ligado ao suspeito, Francisco Wanderley Luiz, ex-candidato a vereador conhecido como Tiü França, Francisco foi candidato pelo PL nas eleições municipais de 2020 na Cidade de Rio Sul, em Santa Catarina e não se elegeu. O trailer foi levado a uma área segura para inspeção.
Artefatos explosivos também foram encontrados na residência alugada pelo suspeito na Ceilândia dias atrás.
O major Raphael Broocke, da PMDF, afirmou que a corporação segue realizando varreduras na região para identificar e desativar outros possíveis explosivos. Nesta manhã outras explosões foram ouvidas, mas a polícia informou que foram realizadas pelo esquadrão antibombas para neutralizar possíveis ameaças sem prejudicar a perícia. A investigação segue em andamento, o corpo de Francisco ficou no local por mais de 12 horas, aguardando todo o processo pericial e foi retirado agora a pouco pelo serviço de perícia e foi levado para o Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal.
A casa em Ceilândia continua sendo periciada. Já a Esplanada dos Ministérios continua isolada, a cargo da perícia técnica. O Presidente Lula passou a pouco pela Praça dos Três Poderes sentido Palácio do Planalto mantendo as atividades presidenciais de hoje.