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Golpe de Marketing no Facebook Frustra Empresas e Participantes

03/09/2019

| por:Luiza Frazão

O grupo Prince$$ Company, no Facebook, está sendo acusado por empresários, empreendedores e membros de consumar estelionato virtual, forjando e direcionando sorteios dentro da comunidade em favor da proprietária, Camila Martins Ferraz.

 Imagem www.cartilha.cert.br

Conforme a denúncia, a administradora da página, que chegou a ter 500 mil membros antes de ser desativada, oferecia contratos para quem optasse por anunciar um produto ou serviço no grupo, cobrando valores que iam de R$ 500 a R$ 2600, além de manipular os sorteios para que Camila e moderadoras da página ficassem com os prêmios.

Em áudios obtidos, Camila fala com uma suposta beneficiada a  respeito do medo de ser desmascarada. “O negócio que eu tenho medo é de alguém da sua família falar para alguém, ou para a própria noiva, que pagou por essa festa, por mais que o valor seja super mínimo, que isso dá cadeia para a gente“, diz Camila.

A El Turismo é uma das empresas lesadas pelo Prince$$ Company. “Fizemos parceria com o grupo envolvendo os nossos serviços turísticos em troca dos serviços de divulgação. Fiz um depósito de R$ 500, além de oferecer uma viagem com tudo incluso com direito a acompanhante para a ganhadora de um concurso plus size que já tinha vencido no ano passado”, relata Dayana do Carmo, proprietária da agência de viagens. “Depois de remarcar por várias vezes a viagem, Camila disse para não contemplar mais a vencedora. Fechei, então, seis meses para divulgar um pacote para Arraial do Cabo e ela pediu duas vagas para sortear no grupo. Descobri que ela já tinha as ganhadoras marcadas, sendo que o sorteio nem havia acontecido ainda.”

Além dos citados acima, outros empresários, que preferem não serem identificados, denunciaram que a empreendedora geralmente ficava com parte dos produtos destinados sorteios para si e, quando questionada, excluía a pessoa do grupo e passava a fazer ameaças. “Ela me mandou mensagem dizendo que ia me destruir e varrer do ramo das bolsas personalizadas em Brasília“, conta uma empreendedora. “Não satisfeita, ela ligou para o meu pai dizendo que eu iria presa e que ele deveria ir atrás da guarda do meu filho.” 

Além do ataque individual, segundo as denúncias, as moderadoras do grupo se mobilizavam para uma difamação digital em massa, com comentários negativos sobre as empresas em avaliações de qualidade.

Esquema organizado

O grupo tinha “consultoras” que vendiam planos de marketing digital e tudo era organizado via mensagem. Camila ofertava uma quantidade de postagens semanais na rede em troca de quantia em dinheiro e permuta de serviços ou produtos. O contratante conforme o combinado, também recebia a proposta de oferecer uma quantidade de serviços ou produtos para a dona do grupo. Dessa meneira, Camila disponibilizaria parte desses para um sorteio a ser realizado no Prince$$ Company.

Camila negou as acusações em nota. “Trabalhávamos de forma que causasse impacto aos nossos parceiros para serem conhecidos. E assim, seguia sempre sucesso; tanto que tínhamos parceiros há mais de ano que renovavam fielmente.”

A respeito das denúncias, Camila pontua que as permutas eram remunerações ao seu trabalho de marketing pelo grupo. “Eu não cobrava para postar, eu cobrava para eu e minha equipe de marketing desse destaque.”

Moderadoras sempre ganhadoras

Uma viagem a Caldas Novas, em Goiás, no final de fevereiro foi o que rendeu a Camila a parceria com a empresa El Turismo. E no dia 12 de abril, outra excursão ao interior goiano, desta vez com os filhos. A terceira contrariou o contratante. “Era tudo incluso, comida, hotel, e ela ainda queria ingresso para show”, conta Wesley, proprietário. Contestada, Camila ofereceu um pacote à empresa para celebrar o aniversário do filho dos proprietários com 60 convidados numa casa de festas. Logo o número se reduziu a 30, e a festa jamais aconteceu.

Porém, a proposta de Camila envolvia mais uma permuta irregular, desta vez com a Magic Fest, que disponibilizara o espaço para um sorteio no grupo, foi então que o proprietário da El Turismo soube da fraude, pois os questionamentos dos donos da Magic batiam com as reclamações de outros anunciantes.

 “Todo mundo dizia que as ganhadoras eram sempre moderadoras do grupo. Estava tudo combinado”, denuncia Dayana, sócia da El Turismo.

Os advogados Lalesca Maria e Matheus Martins, do escritório Bispo e Martins foram procurados por 12 empresas até o momento para entrar com processos judiciais. “A gente vai abordar os crimes contra a honra”, disse Lalesca. 

“Vamos atuar no quesito de direito privado. As ações penais públicas ficam a cargo do Ministério Público”, completou a advogada. 

A assessoria do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) não confirmaram se há movimentação no órgão contra a Prince$$ Company ou qualquer integrante do grupo.

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