A densa fumaça que cobre o céu do Distrito Federal desde quinta-feira (5/9) persiste na região, afetando várias áreas da capital. Durante o feriado de 7 de setembro, a névoa formada por diversos incêndios prejudicou a visibilidade em pontos como Plano Piloto, Guará, Taguatinga, Samambaia e outras cidades.
Imagens mostram o sol quase encoberto pela fumaça, enquanto prédios distantes, que normalmente são visíveis, desaparecem em meio à névoa seca.
Nas redes sociais, moradores expressaram insatisfação com a situação, reclamando da fumaça, fuligem e do forte cheiro de queimado que invade suas casas há dias. “Minha cabeça está doendo com esse cheiro horrível [de queimado]”, escreveu uma usuária no Bluesky. Outra pessoa relatou: “Mesmo de madrugada e com tudo fechado, parece que estou dentro da queimada”.
Um morador de Brasília, presente em uma festa ao ar livre, contou: “Estamos respirando fumaça das queimadas; nossas roupas estão cheias de fuligem”.
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) informou, por volta das 17h de ontem, que equipes estavam atuando no combate a incêndios em várias regiões, como Águas Claras, Planaltina, Paranoá, Park Way, Gama, Brazlândia, Ceilândia e Plano Piloto.