Iniciativa destaca a importância da convivência com animais, que pode auxiliar na redução de sintomas de depressão, ansiedade e estresse; evento acontece nesta terça (10), das 9h às 17h, com vacinação disponível para os pets
Nesta terça-feira (10), o Departamento de Trânsito (Detran-DF) realizará um evento especial em adesão à campanha do Setembro Amarelo, dedicada à prevenção do suicídio. A ação acontece no estacionamento em frente à sede do Detran-DF (SAM Lote A Bl. B), das 9h às 17h, e contará com uma programação diversificada voltada para a conscientização e promoção da saúde mental.
Entre as atividades previstas estão a distribuição de kits com brindes e materiais informativos sobre o tema, dicas de bem-estar mental, além de uma aula de alongamento focada em yoga. O espaço também contará com um totem para fotos e uma Feira Pet, em parceria com a Secretaria de Saúde (SES-DF), onde os participantes poderão vacinar seus animais de estimação e realizar testes de leishmaniose.
A Feira Pet surge como uma parte importante da programação, uma vez que estudos apontam que a convivência com animais pode auxiliar na redução de sintomas de depressão, ansiedade e estresse. Além dos serviços de vacinação, o evento oferecerá orientações sobre cuidados com pets, prevenção da raiva e terá exposição de produtos para animais de estimação. Para quem busca um novo amigo, a feira também disponibilizará cães e gatos para adoção, cedidos por grupos independentes e ONGs protetoras de animais.
O evento será realizado em parceria com a Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida da Secretaria de Economia, a Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses, a SES-DF, além de contar com o apoio de protetores de animais independentes, ONGs, petshops e profissionais veterinários.
O Setembro Amarelo é uma campanha nacional que visa conscientizar a sociedade sobre a importância de prevenir o suicídio, quebrar tabus e estimular o diálogo sobre saúde mental. De acordo com o site oficial da campanha, o movimento surgiu com o intuito de reduzir estigmas e incentivar que as pessoas busquem e ofereçam ajuda.
*Com informações do Detran-DF