Reunir estudos científicos e cultura brasileira é a proposta da 4ª edição da Feira de Arte, Cultura e Ciência (FACC) da Escola Arara Azul, em Águas Claras (DF), dia 2 de setembro. A feira traz como tema Brasilidade e se refere ao que é considerado típico do Brasil, os costumes, a cultura e as pessoas. O evento é gratuito e aberto ao público.
Serão apresentados projetos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental focados em aproximar o público da história de atuação de personalidades da literatura, música e ciência. E as atrações culturais ficam por conta do forró do Trio do Nordeste, do sanfoneiro, Samuel Gomes, do samba do Acadêmicos do Riacho Fundo II e do grupo de teatro Posers.
Segundo a coordenadora pedagógica do ensino fundamental, Micheline Teixeira, a identificação dos alunos com o estudo prático é uma forma de inserir o contexto da agenda 2030 das Organizações das Nações Unidas (ONU). “É um meio de trabalhar o sentimento de pertencimento para ações que trabalhamos ao longo do ano no cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que incluem iniciativas econômicas, sociais e ambientais”, contextualiza Micheline.
Os alunos do 1º ano abordarão personalidades brasileiras que recebem destaque dentro da literatura: Ziraldo, Monteiro Lobato e Maurício de Souza. Já os alunos do 2º ano ressaltaram a abordagem do Luiz Gonzaga no tema da seca e fome, com a valorização do sertão brasileiro. O 3º ano apresentará dois cientistas que enchem de orgulho os brasileiros Oswaldo Cruz e Santos Dumont. Nas artes plásticas trabalharemos duas personalidades que desenvolvem os ODS com uma abordagem muito social e ecológica: Vik Muniz e Sebastião Salgado. O 5º ano entrará com a abordagem histórica da abolição da escravatura com Zumbi dos Palmares e outra personalidade que despertou interesse dos nossos alunos é o Airton Senna.
Serviço
4ª Edição da Feira de Arte, Cultura e Ciência (FACC)
Data: 2 de setembro (sábado)
Hora: a partir 8h
Local: Escola Arara Azul (Águas Claras-DF)
Entrada franca