Fiscalização identificou 15 veículos ocupando indevidamente vagas destinadas a idosos, pessoas com deficiência e com TEA; um carro foi removido ao depósito.
Na manhã desta sexta-feira (4), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou uma operação de fiscalização em Águas Claras com foco no uso correto das vagas especiais de estacionamento. A ação resultou em 35 notificações por irregularidades, sendo que 15 veículos estavam ocupando vagas reservadas para idosos, pessoas com deficiência ou com Transtorno do Espectro Autista (TEA) sem portar a credencial obrigatória.
Durante a operação, um dos veículos foi removido ao depósito do Detran por desrespeitar as normas de trânsito.
Segundo Bruno Baruque, diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, é essencial que os condutores respeitem as vagas especiais. “Muitos dos usuários dessas vagas têm mobilidade reduzida. Além de cometer uma infração, quem ocupa essas vagas indevidamente demonstra falta de empatia”, afirmou.
Infração gravíssima
Estacionar em vagas especiais sem autorização é uma infração gravíssima, conforme o artigo 181, inciso XX, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A penalidade inclui multa de R$ 293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e possibilidade de remoção do veículo.
A ação faz parte das iniciativas regulares do Detran-DF para promover a educação no trânsito e garantir os direitos das pessoas com mobilidade reduzida.