Fiscalização em Águas Claras flagrou motoristas usando indevidamente vagas reservadas a idosos, PCDs e pessoas com TEA.
Na última quinta-feira (11/09), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou uma operação de fiscalização em Águas Claras para coibir o uso irregular de vagas exclusivas destinadas a pessoas com deficiência (PCDs), idosos e pessoas com transtorno do espectro autista. A ação resultou em 45 autuações e na remoção de três veículos.
De acordo com o órgão, dos veículos notificados, 15 foram multados por não possuírem a credencial obrigatória para estacionar em vagas especiais. Outros 30 receberam autuações por diferentes infrações relacionadas ao estacionamento irregular. Ao todo, 80 vagas foram inspecionadas durante a operação.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar em vagas especiais sem a devida autorização é infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo para o depósito.
O diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Bruno Baruque, destacou a importância da medida. “Fiscalizações como essa são fundamentais para conscientizar a população e garantir a acessibilidade. O respeito a essas vagas é um gesto mínimo de empatia e cidadania”, afirmou.