22/09/2017

| por:Cecília Malheiros

Não vai doer e sua mão não vai cair se você jogar o lixo no lixo – é  assim, direto ao ponto, que a campanha do Ministério Público do DF quer conscientizar as pessoas de que lugar de lixo não é no chão e, sim, na lixeira.

Já era hora de algum órgão do Poder Público tomar a iniciativa de tentar orientar as pessoas quanto ao comportamento básico.

Tenho a impressão de que as pessoas estão acostumadas a viver com a sujeira ou com a poluição visual, por exemplo, como é o caso de Águas Claras, com tantas faixas e outdoors fora dos padrões.

O côco deixado pelos cães é tema recorrente nos fóruns de grupos do facebook e whatsapp da comunidade. Se ainda é um tema recorrente, é porque acontece cotidianamente.

Pessoalmente, tenho ataque de loucura quando vejo alguém jogar pela janela do carro o resto de seu cigarro, a lata de refrigerante vazia, ou qualquer objeto que voe pela janela do carro.

Além do risco de acertar o veiculo que vem logo atrás, as pessoas simplesmente não pensam pra onde vai aquele resíduo que acabou de descartar sem qualquer constrangimento. Depois reclamam quando as chuvas enchem as ruas e não escoam porque os bueiros estão entupidos.

Ate o chiclete que você mastiga dentro do carro pode guardar usando a própria embalagem e descartar depois, sem sacrifício e do jeito certo. Qual a dificuldade de pequenas atitudes como essa que faz toda diferença?

Nós, pais e mães, também somos responsáveis por mostrar aos nossos filhos esses pequenos hábitos. Como diz mensagem que recebi hoje, é em casa que se aprende a dar bom dia, a pedir por favor, a dizer obrigado, a pedir desculpas e a não jogar lixo no chão, dentre outras coisas.

Porque se você ensina esses princípios em casa, os professores terão mais tempo para ensinar português, matemática e afins.

Minha pequena de quatro anos já tem um mantra quando vê o lixo espalhado por ai: “jogou no chão: limpa ai seu porcalhão. Tenha mais educação!”

Parabéns ao MPDFT pela campanha. Falta de educação: aqui não.

Cecilia Malheiros – jornalista e moradora de Águas Claras. Escreve semanalmente para o Águas Claras Mídia sobre assuntos de interesse geral dos moradores.

#aguasclarasmidia #aguasclaras

Participe do Grupo de WhatsApp Águas Claras Mídia – Envie nome, endereço e telefone para: contato@aguasclarasmidia.com.br

Site: www.aguasclarasmidia.com.br
Facebook: www.facebook.com/aguasclarasmidia
Instagram: www.instagram.com/aguasclarasmidia
Twitter: www.twitter.com/aguasclaramidia
Youtube: www.youtube.com/aguasclarasmidia

Águas Claras Mídia – Sua Cidade em um Click

Share This
Participar