Administração Regional de Águas Claras converte o programa “Adote uma Praça” em “Aumente sua ocupação”, foi a crítica feita pelo Conselho De Segurança de Águas Claras
Na última semana, o Conselho de Segurança de Águas Claras publicou uma denúncia de favorecimento da Administração Regional à alguns empresários locais em detrimento de áreas públicas.
Segundo a publicação, o programa do governo “Adote uma Praça” está sendo utilizado como justificativa para transformações abusivas nas áreas públicas que circundam o Edifício Le Quartier.
O que é o projeto
O projeto permite que os comerciantes cuidem da manutenção de praças, jardins, parques, canteiros, estacionamentos, dentre outros espaços públicos. O adotante responsabiliza-se por melhorias como, calçadas, iluminação, jardinagem e áreas de convivência. Porém, não podem impedir ou dificultar a utilização do espaço pela comunidade.
A denúncia do Conselho de Segurança
Nós tivemos acesso aos Termos de Cooperação dos estabelecimentos Porks e My Drinks localizados no Le Quartier, que indicam quais tipos de melhorias podem ser feitas na área próxima ao edifício. Dentre as modificações estão calçadas, rampas de acesso, jardins, gramados, áreas de convivência, melhorias na iluminação e plantio de árvores.
Mas, de acordo com a reclamação do Conselho de Segurança, a área está uma bagunça e os gramados estão sendo substituídos por bloquetes, acabando com o verde da praça.
“Se não bastasse a extensa área ocupada por mesas pelo Porks, por meio de acordo com a Administração, o estabelecimento está substituindo grama por bloquetes ao longo da Av Parque. Será que criaram uma Praça do Porkys?”
Diz a publicação do Conselho de Segurança
Recorde de queixas
O local é recordista de reclamações pelos vizinhos.
Estão entre os motivos de queixas, além da bagunça, barulho, sujeira, consumo de drogas e até sexo na rua já foi relatado.
Posicionamento da empresa
Segundo o responsável pela empresa Porks, a algazarra é provocada pelas atitudes dos frequentadores dos bares da região. E pontua que o estabelecimento recebe denúncias toda semana sendo fiscalizado com frequência pelo DF Legal. Inclusive uma tenda instalada para a transmissão dos jogos da copa foi fiscalizada, mas eles têm autorização e, inclusive, pagam um adicional pela área pública utilizada.
O empresário informou que o Porks instalou oito banheiros para melhorar a estrutura oferecida aos clientes, e, também, reuniu-se com os empresários do My Drinks e de uma distribuidora de bebidas que funciona no local com objetivo de minimizar os problemas.
Segundo informações, os maiores problemas vêm dos bares que estão na lateral do prédio, na Av. Boulevard com a Rua 22 Sul, esse seria o local onde estaria acontecendo toda bagunça.
O Águas Claras Mídia está à disposição das empresas e da administração regional para esclarecimentos e possíveis soluções do problema.