O lucro do evento será revertido para doação de aparelhos auditivos para a população de baixa renda.

Brasília sedia no domingo (5/12) a 3ª Edição da “Corrida Caminhos da Audição – Prevenção e Combate à Surdez” evento que vai unir esporte e solidariedade em prol das pessoas com deficiência auditiva. A corrida de rua integra a uma série de ações de conscientização, que terá início no sábado (4/12) e que encerra domingo, com o evento esportivo.

O objetivo da corrida é alertar a sociedade sobre a importância do cuidado com a saúde auditiva.

No mundo, mais de 1,1 bilhão de pessoas vivem com perda auditiva. Destas, 8,2 milhões sofreram perdas profundas. Segundo a Organização Mundial da Saúde/OMS, 20% desses indivíduos vivem em países de baixa e média renda.

Por isso, todo o lucro das inscrições será destinado ao programa de diagnóstico da perda auditiva e para doação de aparelhos auditivos para a população de baixa renda do Distrito Federal. A largada será às 8h, no Eixão Sul, na altura da Quadra 102.

O evento contará com duas modalidades esportivas (caminhada de 2km e corrida de 6km e 12km), com premiações distintas para o feminino e masculino (exceto para a caminhada). As atividades são promovidas e coordenadas pelo Instituto Brasiliense de Otorrino – IBO, que financia pesquisas e projetos voltados a saúde auditiva da população.

A audição é um sentido essencial e a perda auditiva é uma das deficiências mais comuns na população. A surdez compromete a fala e a linguagem na primeira infância, diminui o desempenho escolar, aumenta a probabilidade de abandono escolar na adolescência, especialmente entre pessoas de baixa renda, desempregados ou subempregados na vida adulta. Nos idosos, se verifica o declínio cognitivo.

As inscrições poderão ser realizadas pelo site Central da Corrida ou na sede do IBO até o dia 02/12.

Os kits custarão R$ 99,90 e darão direito Camiseta, Máscara, Álcool em gel, Número de Peito, Chip eletrônico, Alfinetes de Segurança, Medalha (Pós-prova), Hidratação (Durante e pós-prova), Kit frutas e Isotônico (Pós-prova) e Foto free. Idosos e pessoas com deficiência auditiva terão 50% de desconto.

Palestras – A conscientização sobre a deficiência auditiva será tema de evento no sábado (04/12). Encontro Caminhos da Audição – VI Simpósio sobre Surdez e Oralização e X Encontro de Implantados será realiado na ATP Banking Technology de 8h30 até 18h.

O evento é gratuito e tem como objetivo estimular a integração entre a diversidade surda, os pacientes, seus familiares e profissionais da saúde, bem como promover a divulgação científica e a troca de conhecimentos entre os participantes com informações relacionadas ao universo da surdez, em uma atmosfera de confraternização e interação, com palestras, mesas redondas e depoimentos relacionados ao tema. O encontro é uma iniciativa do pelo Instituto Brasiliense de Otorrino – IBO do grupo Diversidade Auditiva e do Fórum de Implantados. O evento contará também com recursos de estenotipia, intérprete de libras e animação infantil.

As inscrições podem ser realizadas em bit.ly/encontroibo2021

Serviço:

Encontro Caminhos da Audição – VI Simpósio sobre Surdez e Oralização e X Encontro de Implantados, 04/12, 8h30 às 18h na ATP Banking Technology (SGAN Quadra 601 Conj. 1 – Asa Norte, Brasília – DF)

Corrida Caminhos da Audição – Prevenção e Combate à Surdez, 05/12, na altura da Quadra 102 Sul (Eixão Sul, Brasília – DF)

Share This
Participar