in

‘Coringa-Joker’

 Um dos candidatos à lista de melhor filme de todos os tempos, “Coringa” é um filme para ser visto e revisto.
Vamos começar falando sobre o ator Joaquin Phoenix, um dos maiores da sua geração. Phoenix é irmão de River (lembra dele? Promessa de sucesso nos anos 80 e morto por overdose numa balada) e fruto de uma  família que criou uma trupe de filhos alternativos, artistas, cultos, inteligentes e nômades, Joaquim se destaca desde sempre e é dono de uma versatilidade e intensidade que transborda.
Phoenix consegue passear com maestria de gênio por personagens diversos que vão do romântico Theodore de “Ella” ao atormentado professor de “O Homem Irracional”  e a  Garry, o filho rejeitado pelo pai de “O tiro que não saiu pela culatra” que me arrancou algumas lágrimas (se você ainda não viu esse filme veja e descubra um garoto Joaquin dando um show).
“Coringa” é um filme violento sobre um palhaço doente e moralmente corrupto e sofreu algumas recomendações por causa disso.  O filme retrata uma cidade chamada Gotham dos anos 70, onde há um quartel general que controla todo o mal, ricos e brancos que governam para ficar mais ricos, corporações que exploram a população e mídia controlada por grupos poderosos.
 Mas “Coringa “ não é apenas um filme sobre o palhaço, mas um filme sobre como deixaram o palhaço acontecer. Ao ver “Coringa” percebemos que ele tem muito mais a dizer sobre a sociedade e seus males do que apenas entreter, já que desde os primeiros minutos existe uma inquietação sobre o desprezo da classe dominante pelos mais pobres e o elitismo da mídia quando defende os poderosos.
Interessante destacar que com toda sua doença social, o personagem não demonstra qualquer hostilidade movida por frustração sexual, homofobia, racismo,  xenofobia ou outra minoria . Mas ódio pelos poderosos.
Este é um filme que não pode ser ignorado. E não apenas por ser um trabalho artístico genial, mas é um filme que levanta questões profundas, necessárias quando percebemos que sim, temos um palhaço perturbado naquele espelho que não está sozinho. Há outros como ele e bem perto de nós.  
Ao final o filme nos faz enxergar como falhamos todos os dias ao criar uma sociedade menos justa e inclusiva e as graves consequências disso.
Dirigido por Todd Phillips, o longa conta ainda com o maravilhoso Robert de Niro, claramente inspirado em uma mistura de seus personagens de “Taxi Driver” e “O Rei da Comédia”. Vem aí uma disputa acirrada na temporada de premiações.
Gostou do texto?Escreve para mim: stella.domenico@hotmail.com
Já segue nosso Instagram? Segue lá e participe dos nossos sorteios e saiba tudo que acontece em Águas Claras. @aguasclarasmidia

Contribua para a melhoria e desenvolvimento de nossa cidade! Participe do Grupo de Águas Claras Mídia de Moradores no WhatsApp – Envie nome, endereço e telefone para: contato@aguasclarasmidia.com.br  
 
Sitewww.aguasclarasmidia.com.br
Facebookwww.facebook.com/aguasclarasmidia
Instagramwww.instagram.com/aguasclarasmidia
Twitterwww.twitter.com/aguasclaramidia
Youtubewww.youtube.com/aguasclarasmidia
Águas Claras Mídia – Sua Cidade em um Click
AguasClarasMidia #AguasClaras #AguasClarasDF

  .

Águas Claras Mídia – Sua informação em Multiplataforma

Já segue nosso Instagram? Segue lá e participe dos nossos sorteios e saiba tudo que acontece em Águas Claras. @aguasclarasmidia

Contribua para a melhoria e desenvolvimento de nossa cidade! Participe do Grupo de Águas Claras Mídia de Moradores no WhatsApp – Envie nome, endereço e telefone para: contato@aguasclarasmidia.com.br

#AguasClarasMidia #AguasClaras #AguasClarasDF

O que achou dessa notícia?

0 points
Upvote Downvote
Stella Domênico

Escrito Por Stella Domênico

Coluna sobre cinema com textos cheios de opinião da conselheira de cultura de aguas claras Stella de Domenico.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

Jornalistas Brasilienses Recebem Honraria do Embaixador da Palestina no Brasil

Jornalistas Brasilienses Recebem Honraria do Embaixador da Palestina no Brasil

Mudanças na Coleta de Lixo em Águas Claras

Mudanças na Coleta de Lixo em Águas Claras