in ,

Combate ao Tráfico de Drogas em Águas Claras e Areal

02/03/2018

| por:Stéffany Santos

Águas Claras e Areal estão no foco das ações da Polícia Civil no combate ao tráfico de drogas. O consumo e venda de drogas na região é alto, e a polícia ressalta que isso ocorre devido ao ponto estratégico do setor e a alta remuneração salarial tanto de traficantes, quanto de usuários.

O delegado da 21° Delegacia de Polícia, Raimundo Vanderly, assumiu o posto na região de Águas Claras em 2016 e desde então tem feito um trabalho focado no combate ao tráfico de drogas na área. O foco específico no tráfico se dá, pois, a partir dele há o aumento das demais ocorrências como: furtos, roubos, estupros e crimes contra a vida (homicídios e latrocínios).

O delegado Vanderly contou que: “Aqui no setor (Águas Claras e Areal), desde que chegamos, fizemos o mapeamento do tráfico de drogas, determinamos onde era a maior incidência e passamos a combater. Desde então tem diminuído o furto a interior de veículos, furto a transeuntes e segundo a própria comunidade aumentou muito a tranquilidade na área.”.

A polícia monitorou determinados pontos de tráfico de drogas no intuito de identificar como agiam traficantes e usuários. Em Águas Claras, na Praça do Skate, já esse ano foi preso um traficante no dia 17 de janeiro que foi flagrado pelas câmeras da polícia. As câmeras também flagraram outro traficante, esse menor de idade, no dia 22 de janeiro, na Praça Pública localizada na QS 06 do Areal, próxima a uma escola pública de ensino fundamental e uma creche; este também foi detido. Mas o que mais choca é cara de pau, pois tudo acontece em plena luz do dia.

Mesmo com os pontos de venda de drogas sendo atacados pela polícia, os traficantes apenas migram para pontos próximos, parece que a região fica conhecida pelo comercio de drogas e eles permanecem sempre por ali. Nas abordagens os policiais identificaram que vêm usuários de diversos pontos do Distrito Federal.

O delegado Vanderly reitera que o trabalho não para “desde que chegamos é feito um trabalho na Praça Pública do Areal, na praça do Skate em Águas Claras e em alguns pontos do Veredão. Em 2017 tivemos um número de prisões considerável e iniciamos 2018 com novos flagrantes e novas prisões. E a ideia é reforçar a equipe de combate ao tráfico e colocar 2 equipes internas para conseguir disseminar essa ação em pontos simultâneos.”.

A ação de combate ao tráfico já está tão natural aos policiais da região, que não passa um suspeito sem que seja abordado. A abordagem é necessária para que seja possível identificar a existência de drogas, armas ou quaisquer outros materiais ilícitos. E, na região do Areal, também são feitas rondas de motos frequentemente.

Perfil do usuário de drogas

Ali na região de Águas Claras e Areal os policiais identificaram uma maioria de usuários da faixa etária entre 18 e 20 anos, mas são encontrados usuários de todas as idades. Mas o pior é quando o usuário já não consegue controlar o vício e chega ao fundo do posso, não seno capaz de discernir entre certo e errado e passam a furtar, roubar para poder conseguir aquilo que para eles é o refúgio da vida real.

A maioria dos usuários de drogas começa seu vício com drogas lícitas, como álcool e cigarros, só passam para drogas mais fortes quando essas já não conseguem mais suprir as necessidades que eles tem de fugir da realidade, para se esconder de frustrações ou decepções do dia-a-dia.

Em algumas situações a necessidade da droga supera o poder aquisitivo, o que leva o usuário a furtar ou roubar. Dificilmente um usuário de drogas comete esses crimes longe do ponto de venda. Tudo acontece por perto para que a troca seja imediata. E a policia também está atenta para isso.

E existem os usuários de drogas que encontram forças, em um de seus momentos de lucidez para procurar ajuda qualificada. O triste é que isso, quase sempre, acontece apenas quando já atingiram o fundo do posso, cometem atos que lúcidos jamais fariam. Mas é importante ressaltar que mesmo buscando a recuperação, o apoio da família e amigos é crucial ao tratamento,o usuário aprende a lidar com a frustração de cara limpa, porém é preciso compreender que é “só por hoje”, ou seja, um dia de cada vez.

Participe do Grupo de WhatsApp Águas Claras Mídia – Contribua para a melhoria e desenvolvimento de nossa cidade! – Envie nome, endereço e telefone para: contato@aguasclarasmidia.com.br 

Sitewww.aguasclarasmidia.com.br
Facebookwww.facebook.com/aguasclarasmidia
Instagramwww.instagram.com/aguasclarasmidia
Twitterwww.twitter.com/aguasclaramidia
Youtubewww.youtube.com/aguasclarasmidia

Águas Claras Mídia – Sua Cidade em um Click

Águas Claras Mídia – Sua informação em Multiplataforma

Já segue nosso Instagram? Segue lá e participe dos nossos sorteios e saiba tudo que acontece em Águas Claras. @aguasclarasmidia

Contribua para a melhoria e desenvolvimento de nossa cidade! Participe do Grupo de Águas Claras Mídia de Moradores no WhatsApp – Envie nome, endereço e telefone para: contato@aguasclarasmidia.com.br

#AguasClarasMidia #AguasClaras #AguasClarasDF

O que achou dessa notícia?

0 points
Upvote Downvote
Avatar

Escrito Por Redacao

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

Parque de Águas Claras Continua Fechado por Falta de Vigilantes

Troca de Comando no CPRO em Águas Claras