in ,

Cacau: a ancestralidade do hormônio da felicidade

12/09/2019

Cacau: a ancestralidade do hormônio da felicidade

Algumas pessoas têm verdadeiro vício por chocolate, outras consomem pensando nas propriedades energéticas e benéficas ao coração e humor. Pois saiba que a origem do cacau, a fruta que nos concede o chocolate por meio de suas sementes torradas e moídas, está na bacia do rio Amazonas de onde foi colhida e cultivada junto às civilizações Maias e Astecas para fazer um suco amargo picante (kabkaj). O cacau era um alimento consumido apenas pelos sacerdotes e oferecido ao Deus Sol para ativar o estado natural de alegria e prazer.

O cacau é um antioxidante e antidepressivo natural, porque tem uma substância chamada triptofano que serve como produto de base para a serotonina, o “hormônio da felicidade”. Na falta dessa molécula podem se manifestar depressão e estados de ansiedade. Por isso, algumas pessoas se sentem tão atraídas pelo consumo de chocolate em troca da sensação de bem-estar.

Por tudo isso, o cacau é considerado um alimento sagrado associado ao amor e ao prazer. Recentemente surgiu um movimento que resgata o poder medicinal do cacau em festivais ao redor do mundo. O objetivo é oferecer uma opção natural para desfrutar estados ampliados de consciência do eu amoroso. No Brasil, o Cacau Dance é uma releitura dessas tradições milenares. Os eventos incluem yoga, respiração consciente, meditações guiadas, mantras, tambores, bebida do cacau orgânico, dança e círculos de sabedoria. Em tempos modernos e estressantes, nada melhor do que buscar na ancestralidade a cura para tantos males que atingem nosso corpo e espírito.

Siga-me nas redes sociais:
Instagram: www.instagram.com/alefiori.yoga
Youtube: www.youtube.com/c/satvikayoga
Site: www.satvikayoga.com
Quer praticar yoga em Águas Claras?
Conheça o Espaço I AM: www.instagram.com/espacoiam

Ale Fiori

Escrito Por Ale Fiori

Tenha uma vida mais plena e equilibrada com as colunas da Jornalista e Instrutora de Ioga Alê Fiori.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campanha De Vacinação Antirrábica, Espera Imunizar Mais De 270 Mil Cães e Gatos

Audiência Pública Debate Problemas de Águas Claras

Teste!