Com o apoio das secretarias de Esporte e Lazer (SEL-DF) e da Pessoa com Deficiência (SEPD), Brasília será palco do Wheelchair Tennis – Brasília Open, torneio internacional de tênis em cadeira de rodas, que ocorrerá a partir desta quinta-feira (26) até domingo (29), no Sesc Taguatinga Sul e no Clube das Nações, localizado no Setor de Clubes Sul. O torneio é classificatório e tem como objetivo o ranking para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O apoio ao evento é o primeiro resultado da implementação do Programa de Esporte Inclusivo, parceria firmada entre as pastas que visa fomentar o paradesporto e o esporte inclusivo no DF.
“Esse aumento expressivo de eventos envolvendo o esporte adaptado nos mostra que estamos no caminho correto ao traçar estratégias para cumprir o nosso plano de trabalho”
Julio Cesar Ribeiro, secretário de Esporte e Lazer
Dos dias 26 a 28 os jogos são classificatórios e serão realizados das 8h às 19h, em ambos os locais. Já no dia 29, as partidas finais ocorrerão das 9h às 11h, no Sesc Taguatinga Sul. As categorias em disputa são masculino simples, masculino duplas, feminino simples, feminino duplas, quad simples, quad duplas e júnior.
O secretário de Esporte e Lazer, Julio Cesar Ribeiro, afirma que a pasta tem se dedicado a criar ações e programas para potencializar as políticas públicas voltadas ao esporte adaptado no DF. “Esse aumento expressivo de eventos envolvendo o esporte adaptado nos mostra que estamos no caminho correto ao traçar estratégias para cumprir o nosso plano de trabalho. A vinda do Wheelchair Tennis para Brasília é mais um grande e importante evento esportivo que demonstra o quanto estamos engajados com essa pauta”, destaca.
“O esporte é um instrumento de transformação, porque ensina não apenas regras, mas também princípios, como respeito, trabalho em equipe, a não desistir, a perseverar, a buscar sempre melhorar, a se desenvolver para alcançar a vitória”
Flávio Pereira dos Santos, secretário da Pessoa com Deficiência
A competição contará com a participação de cerca de 64 atletas com deficiência, do Brasil e de outros países. Os atletas brasileiros são provenientes do Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Tocantins. Já os atletas internacionais vêm da França, Colômbia, Argentina, Chile e Equador.
Na avaliação do secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Pereira dos Santos, as modalidades paralímpicas, como tênis em cadeira de rodas, elevam a pessoa com deficiência a um outro patamar e que podem estar no mesmo nível que qualquer outra pessoa dentro de diversas áreas.
“Como atleta e gestor na área esportiva vejo que o esporte é um instrumento de transformação, porque ensina não apenas regras, mas também princípios, como respeito, trabalho em equipe, a não desistir, a perseverar, a buscar sempre melhorar, a se desenvolver para alcançar a vitória. Assim como na vida, o esporte mostra que o jogo só acaba no último apito, no último segundo e no último ponto, e assim é a vida, não devemos desistir”, ressalta o secretário.
Brasília Open
O tênis em cadeira de rodas é uma modalidade consolidada do movimento paralímpico, presente em diversos países e com grande expressão nos maiores campeonatos de tênis do mundo.
A capital federal é um importante cenário para a modalidade, com atletas e treinadores que representam o país em mundiais, Jogos Paralímpicos, entre outros, além de já ter sediado um campeonato mundial e diversas etapas do circuito internacional nos últimos anos.
*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer