in , ,

Bombeiros Fazem Alertas de Segurança para a População Durante as Festas Juninas

24/05/2018

| por:Meiriane Soares

A época mais festiva e saborosa do ano está chegando e durante a tradicional festividade  de São João nos meses de junho e julho é comum as pessoas soltarem fogos de artifício, acenderem fogueiras, entre outras atividades festivas. Por isso, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) faz orientações sobre a melhor forma de se ter uma festa segura e sem acidentes.

Foto: Agência Brasília

Na hora de procurar e comprar fogos de artifício, o CBDF orienta que seja observado se a loja é autorizada para esse tipo de comércio. Uma boa dica é verificar se o estabelecimento emite nota fiscal da venda. A caixa do produto deve vir com o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o que mostra que ele passou por análise de segurança.

Ao soltar os fogos, a pessoa deve ter cuidado. Para evitar acidentes, o representante do Serviço Operacional de Informação Pública do CBMDF, capitão Ronaldo Reis, explica a melhor forma.

“O manuseio deve ser feito por adultos, de preferência que não tenham ingerido bebidas alcoólicas. Outro cuidado importante é não reaproveitar os fogos que não funcionaram e colocá-los em um balde com água para neutralizar a carga explosiva”. Em casos de eventos pirotécnicos, a apresentação deve ser realizada por profissionais habilitados.

Outras dicas:

 – Não acenda fogueiras embaixo ou próximas de árvores e da rede elétrica, com distância mínima de 50 metros da vegetação;

– Faça a limpeza do local onde será feita a fogueira e coloque uma camada de areia entre o solo e troncos. Essa medida vai evitar que eles se espalhem;

– Evite brincadeiras perto de fogueiras. O cuidado deve ser redobrado com as crianças.

Em casos de acidentes, a orientação é lavar a queimadura em água corrente e não usar nenhum produto sem indicação médica. “É importante também não estourar as bolhas provocadas pelo machucado. Elas são uma defesa natural do organismo que protege de infecções. Procure um atendimento médico para os devidos cuidados ou ligue imediatamente para o 193”, enfatiza Reis.

Apesar de no Distrito Federal não ter a cultura de soltar balões, o militar faz um alerta sobre essa prática perigosa. “O balão pode cair em florestas, residências e indústrias e causar grandes prejuízos ambientais, patrimoniais ou machucar pessoas”.  É importante lembrar que soltar balões, bem como sua fabricação, venda ou transporte é crime.

Participe do Grupo de Águas Claras Mídia de Moradores no WhatsApp – Contribua para a melhoria e desenvolvimento de nossa cidade! – Envie nome, endereço e telefone para: contato@aguasclarasmidia.com.br  

Sitewww.aguasclarasmidia.com.br
Facebookwww.facebook.com/aguasclarasmidia
Instagramwww.instagram.com/aguasclarasmidia
Twitterwww.twitter.com/aguasclaramidia
Youtubewww.youtube.com/aguasclarasmidia

Águas Claras Mídia – Sua Cidade em um Click

Avatar

Escrito Por patricia2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arak – Um Show de Dança Árabe em Águas Claras

Aberta a Temporada de Festas Juninas em Brasília!

Teste!