Somente 25,4 mil pessoas completaram o esquema vacinal das 185 mil doses recebidas na capital.
Dados do Ministério da Saúde revelam que a adesão à vacina contra a dengue no Distrito Federal está abaixo das expectativas. Até o momento, apenas 71,3 mil pessoas tomaram a primeira dose da vacina, e pouco mais de 25,4 mil retornaram para completar o esquema vacinal com a segunda dose. A baixa adesão preocupa as autoridades, já que a imunização completa depende da segunda dose, aplicada três meses após a primeira.
Em nível nacional, a situação também é semelhante: foram administradas 2,2 milhões de primeiras doses, mas apenas 636 mil brasileiros tomaram a segunda dose.
Segundo o Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), a baixa adesão destaca a necessidade de intensificar campanhas de conscientização. A vacina, introduzida no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2024, é destinada principalmente a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, público com alta taxa de hospitalizações por dengue. A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, reforça que os pais e responsáveis precisam estar atentos e levar os jovens para se vacinarem, pois completar o esquema vacinal é fundamental para evitar casos graves da doença.
Além da vacinação, o Ministério da Saúde lembra que as medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti devem continuar, uma vez que a produção de vacinas ainda não é suficiente para atender a toda a população. Ações como o uso de telas, eliminação de criadouros e aplicação de repelentes são essenciais na prevenção.
A população também pode denunciar focos do mosquito pelo Disque Saúde: 160.