Marcos Mion (@marcosmion) pai do Romeo e apresentador, fez um apelo em suas redes sociais em favor da Associação dos Amigos dos Autistas do Distrito Federal (AMA-DF – @associação_amadf).
No final de janeiro a AMA-DF recebeu uma intimação de despejo, enviada pela Secretaria de Saúde do DF, sob o argumento de que o local será utilizado para abrigar ex-detentos com problemas psiquiátricos.
O apresentador não diminui a importância de tratamento psiquiátrico aos ex-detentos, mas pontua que não deveria estar sendo feito mediante penalização dos autistas.
No vídeo, Marcos Mion pede um posicionamento ao governador do DF, Ibaneis Rocha (@ibaneisrocha).
O que o Marcos Mion tem a ver com isso?
O apresentador Marcos Mion é pai do Romeo, de 16 anos, que é diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista. E o apresentador aproveita sua imagem pública para desmistificar o Autismo e derrubar preconceitos.
Marcos Mion é tão engajado na causa autista que em 2020, a lei que regulamenta a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), recebeu o nome do filho de Mion, Romeo Mion.
A Lei 13.977 sancionada em 8 de janeiro de 2020 garante que o documento digital facilite a identificação e a prioridade no atendimento dos autistas em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. No caso dos particulares, isso inclui supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas em geral.
Veja o vídeo do Mion em nosso Instagram.