Um mutirão de limpeza tomou conta das ruas de Águas Claras há duas semanas. O objetivo: consertar e higienizar as bocas de lobo de toda a região administrativa. Em uma parceria com o programa GDF Presente, operários da Administração Regional estão diariamente nas avenidas e já recuperaram 150 bueiros até sexta (16).
O trabalho é uma preparação das caixas – fundamentais no sistema de drenagem – para o período das chuvas. Diversas avenidas da cidade já foram atendidas, entre elas Castanheiras, Araucárias e a Parque Águas Claras. Na quinta-feira (15), o serviço foi executado em ruas menores, como Paineiras e Flamboyant.
Segundo o administrador, André Queiroz, a força de trabalho do Polo Central II do GDF Presente foi fundamental nas ações. “Com a ajuda deles, foi possível otimizar a manutenção nas bocas de lobo. Algo que é fundamental, pois evita alagamentos nos meses chuvosos e, assim, traz mais segurança para a população”, reforça.
Seis reeducandos do projeto Mãos Dadas, da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), participam do mutirão. Segundo o gerente de obras da cidade, Norberto Duarte, as tampas de concreto dos bueiros também são trocadas quando necessário. Entulhos de obras, garrafas pet e papelão são os objetos mais encontrados nos locais.
Irrigação em espaços verdes
Mas as bocas de lobo não foram os únicos alvos. Homens do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) varreram e fizeram o recolhimento de inservíveis e lixo verde na Praça Rouxinol, entre as ruas 13 e 14 Sul de Águas Claras. E, para manter o “verde” em dia, foi realizada a irrigação de dois espaços: o balão da faculdade Unieuro e a praça Condor.
“É um serviço em parceria com a Administração e outros órgãos de governo que vem funcionando muito bem. O resultado é uma cidade limpa e mais confortável para os moradores”, pontua o coordenador do polo, Rodrigo Caverna.
As equipes também fizeram a manutenção das calçadas na esquina da Rua Buriti com a Boulevard Sul . Meios fios quebrados e a rampa de acessibilidade foram reconstruídos.
*Agência Brasília