in

A Vida Invisível

Um aviso aos que torcem o nariz para o cinema nacional: o Brasil está produzindo filmes incríveis que estão sendo premiados nos principais festivais do mundo. Este ano, pela primeira vez, tínhamos dois representantes importantes: “Bacurau”, de Kleber Mendonça Filho e “A Vida Invisivel”, de Karim Aïnouz. Um dos dois tinha que ser escolhido como representante oficial do Oscar, e Aïnouz levou a melhor.
“A Vida Invisível” foi ovacionado por mais de vinte minutos em Cannes após sua exibição, eu vi  enquanto acompanhava a cobertura do Festival e fiquei impressionada e morrendo de vontade de ver filme.E como imaginei, adorei:  “A Vida Invisível” é de uma delicadeza impressionante.  Forte e incrivelmente atual.O longa conta a história de duas irmãs sonhadoras que tem sonhos e desejos, como todas as jovens. Diferentes, elas reagem de maneira distinta à pressão da sociedade e da família e assim seguem suas vidas.
Carol Duarte (Eurídice) e Julia Stockler (Guida) dão um show.  As duas irmãs são filhas de uma família tradicional portuguesa e lutam pelo seu lugar no mundo enfrentando as regras do patriarcado. Eurídice é introvertida enquanto Guida é mais ousada. Quando Guida resolve fugir, Eurídice fica com o fardo todo para ela. E se ressente disso, além de morrer de saudade da irmã.
É importante destacar que o diretor Karim Aïnouz sempre trouxe às suas obras personagens complexos, com suas histórias intimistas, quase sempre com temas ousados como pano de fundo ( Aïnouz é também diretor de “Madame Satã”, “O Céu de Suely” e “A Praia do Futuro).
A história fala, principalmente, sobre a ausência e o reencontro. Não somente das irmãs que se separam, mas sobre sonhos, família e a vida que nos leva. O filme fala sobre a submissão da mulher e o poder dos homens sobre o destino delas, seja quando a relação é com o pai e seus mandos ou com o marido indiferente. Gregório Duvivier faz o marido de Eurídice, um homem que embora pareça dócil ignora os desejos da esposa, o que não deixa de ser uma forma de agressão.
O diretor construiu uma narrativa seca, crua, para justamente mostrar como a vida pode ser difícil fora do espectro cinematográfico, enfatizando o olhar duro da vida real.  Então construiu um filme belíssimo que fecha com a atuação impecável e emocionada de Fernanda Montenegro (que faz Eurídice aos 80 anos e que pode render à ela uma indicação ao Oscar de melhor atriz coadjuvante).Fechando os créditos ao som de um fado português, onde o destino é sua mensagem, “A Vida Invisível” saiu vencedor da Mostra Um Certo Olhar, em Cannes e é uma obra prima. Não percam !

Gostou do texto? Escreva para mim: stella.domenico@hotmail.com
Já segue nosso Instagram? Segue lá e participe dos nossos sorteios e saiba tudo que acontece em Águas Claras. @aguasclarasmidia

Contribua para a melhoria e desenvolvimento de nossa cidade! Participe do Grupo de Águas Claras Mídia de Moradores no WhatsApp – Envie nome, endereço e telefone para: contato@aguasclarasmidia.com.br  
 
Sitewww.aguasclarasmidia.com.br
Facebookwww.facebook.com/aguasclarasmidia
Instagramwww.instagram.com/aguasclarasmidia
Twitterwww.twitter.com/aguasclaramidia
Youtubewww.youtube.com/aguasclarasmidia
Águas Claras Mídia – Sua Cidade em um Click
AguasClarasMidia #AguasClaras #AguasClarasDF

Águas Claras Mídia – Sua informação em Multiplataforma

Já segue nosso Instagram? Segue lá e participe dos nossos sorteios e saiba tudo que acontece em Águas Claras. @aguasclarasmidia

Contribua para a melhoria e desenvolvimento de nossa cidade! Participe do Grupo de Águas Claras Mídia de Moradores no WhatsApp – Envie nome, endereço e telefone para: contato@aguasclarasmidia.com.br

#AguasClarasMidia #AguasClaras #AguasClarasDF

O que achou dessa notícia?

0 points
Upvote Downvote
Stella Domênico

Escrito Por Stella Domênico

Coluna sobre cinema com textos cheios de opinião da conselheira de cultura de aguas claras Stella de Domenico.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

Águas Claras Receberá Uma Nova Estação de Metrô Até o Final do Ano

Águas Claras Receberá Uma Nova Estação de Metrô Até o Final do Ano

Ibaneis Rocha Decreta Dois Dias de Ponto Facultativo no DF

Ibaneis Rocha Decreta Dois Dias de Ponto Facultativo no DF