Toda mulher produz muco
Primeiro de tudo, toda mulher saudável produz lubrificação oriunda do canal vaginal que é uma mucosa, ou seja, produz muco! Além disso, temos ainda o muco produzido pelo colo do útero, pelas glândulas de Skene (entrada da uretra) e as glândulas de Bartholin (entrada do canal vaginal). Em outras palavras, ao final do dia a calcinha de toda mulher vai estar “sujinha”. Portanto, se seu parceiro reclamar de sua calcinha responda apenas que você é uma pessoa saudável e recomende a ele esse texto!
Mais importante que se notar alteração na coloração ou no cheiro é recomendado a visita a um ginecologista. Certamente o canal vaginal é “autolimpante” e a boa lubrificação propicia essa harmonia. O Ph (potencial hidrogeniônico) do canal vaginal é ácido (3.8 a 4.2 numa escala de 0 a 14). Por outro lado, estresse, uso de medicamentos tais como antibióticos e de corticoesteroides, excesso de higiene, uso de duchas íntimas, roupas sintéticas e muito justas podem causar desequilíbrio na flora vaginal.
A lubrificação e a saúde da mulher
Depreende-se da explicação acima que a lubrificação inadequada do canal vaginal pode afetar o Ph e com isso deixar a mulher mais exposta a infecções por fungos e bactérias. Naturalmente, as secreções naturais variam em volume, cor, odor, consistência e viscosidade de mulher para mulher e de acordo com a fase da vida.
Para esclarecer, além da saúde da mulher, lembrem que a lubrificação importa para a vida sexual. Penetração sem lubrificação vai causar dor, é como descer num tobogã sem água, consequentemente o uso de lubrificantes são recomendados. Acima de tudo priorize os que são a base de água e não possuem contraindicações mas, tenha em mente que são paliativos e para resolver o problema é necessário consultar um médico ou um terapeuta sexual (caso não haja nenhuma alteração orgânica).
Lubrificação não é sinônimo de excitação
Por fim, e não caiam da cadeira, a lubrificação feminina por si só não significa excitação! Certamente quando a mulher está excitada uma das possíveis manifestações corporais em resposta a excitação é o aumento da lubrificação uma vez que a região fica mais vascularizada. O que ninguém fala é que lubrificação é uma coisa e excitação é outra. Elas podem andar juntas e quando a mulher está excitada ela lubrifica mais. Por outro lado, o contrário nem sempre é verdade.
Acontece que o ciclo de resposta sexual feminino é um tiquim mais complexo e será o tema do próximo artigo.
Comentem, compartilhem, entrem em contato em caso de dúvidas, sugestões!
Karen Rechmann
Consultora em Sexualidade
Face: https://www.facebook.com/karen.rechmann
Insta: https://www.instagram.com/karenrechmann/
Tel/zap: 61-98561.1810