Imagine que lá no começo dos tempos o planeta era uma coisa só. Aí o homem apareceu e dividiu tudo em pedacinhos limitados por cercas invisíveis que separam povos, culturas e idiomas que chamamos países. Os povos que habitam o planeta são fisiologicamente a mesma coisa e só diferem no modo de pensar e isso é claro define suas diferenças em muitos aspectos. O Planeta é a mesma casa para todo mundo, mesmo que cada um viva no seu quartinho.
E o que estamos fazendo com a nossa casa? Somos 8 bilhões de pessoas se reproduzindo e consumindo nossos recursos de forma predatória. A cada semana recebemos uma notícia sobre algum desastre natural em alguma parte do mundo. Os polos norte e sul estão derretendo e transformando as temperaturas globais que agora variam como nunca. Somente no Brasil florestas inteiras são destruídas para virar pasto (vejam só que coisa absurda) e milhares de quilômetros quadrados desaparecem todos os dias. Rios são poluídos com dejetos das industrias que produzem dia e noite para nosso consumo sem precedentes (precisamos mesmo comprar tanta bobagem para sobreviver?)
Entupimos os mares e lagos de plástico e todo tipo de sujeira que matam nossos peixes e o oxigênio da água. Nosso ar está poluído e todos os dias alguma espécie entra em extinção. Rios estão sendo transformados em hidrelétricas, às vezes com curso da água invertido, destruindo mananciais e ecossistemas inteiros. Doenças inexistentes aparecem e tomam proporções endêmicas. Você sabia que análises recentes encontraram mais de 24 agrotóxicos na água que bebemos diariamente? E que nossos alimentos também estão envenenados em nome do agronegócio?
Se cada um no seu quartinho se preocupasse com a limpeza da casa nada disso estaria acontecendo. Hoje não há mais como usar falta de conhecimento como desculpa para nossas ações desastrosas em relação a destruição do planeta. Precisamos de líderes preocupados de verdade com o meio ambiente. Temos a obrigação moral de preservar o que ainda nos resta. Podemos começar fazendo a nossa parte, mesmo que isso nos faça parecer um grão de areia no oceano. Não importa. Fazemos a diferença quando separamos nosso lixo, consumimos com consciência e desprezamos o uso irracional do plástico. Porque, por exemplo, compramos frutas e legumes picados envoltos em plástico quando a embalagem natural é perfeita ? Que preguiça é esse de picar um chuchu ? Pensemos no nosso planeta. Vamos nos salvar da nossa própria extinção.