Distrito Federal foi a única unidade da Federação a registrar queda no indicador entre 2023 e 2025; resultado coloca a etapa de ensino como principal desafio da rede pública da capital.
O ensino médio do Distrito Federal apresentou queda no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2025 e ficou abaixo da média nacional. Divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na quarta-feira (5/8), o levantamento atribuiu ao DF nota 4,1, ante 4,5 registrada pelo conjunto do país.
O resultado também representa uma piora em relação à edição anterior do indicador. Em 2023, o ensino médio da capital havia alcançado 4,2. Segundo os dados apresentados, o Distrito Federal foi a única unidade da Federação a registrar redução na nota entre os dois levantamentos.
O desempenho deixou o DF à frente apenas de Amazonas, Amapá, Bahia, Maranhão e Roraima no ranking nacional. A meta estabelecida pelo MEC é alcançar 5,2, o que mantém a capital distante do objetivo previsto.
O Ideb combina informações sobre o desempenho dos estudantes e as taxas de aprovação para acompanhar a qualidade da educação básica. O indicador utiliza dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do fluxo escolar.
Ensino médio é principal ponto de atenção
Para o especialista em educação e coordenador do programa de stricto sensu em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB), Renato Brito, o ensino médio exige atenção especial por reunir maior complexidade curricular e estudantes em uma fase de transição para a vida adulta.
Entre os desafios apontados pelo especialista estão o acompanhamento individualizado dos alunos, o fortalecimento das habilidades essenciais em Língua Portuguesa e Matemática e o monitoramento sistemático dos resultados por escola.
Brito também defende ações como formação continuada dos professores, atualização curricular e continuidade das políticas públicas voltadas à educação.
Na avaliação do especialista, o desempenho de estados que apresentaram resultados superiores, como Goiás, está relacionado à manutenção de políticas educacionais ao longo de diferentes administrações.
Goiás se destaca no ranking
Enquanto o DF apresentou queda, Goiás teve desempenho de destaque no levantamento. Dez das 20 escolas públicas de ensino médio com as maiores notas no Ideb estão no estado.
Cinco delas ficam em Formosa, município do Entorno do Distrito Federal. O Colégio Estadual Doutor José Balduíno de Souza Décio, também localizado em Goiás, aparece na terceira posição entre as instituições com melhor desempenho no país.
Secretaria reconhece necessidade de ampliar ações
Em nota, a Secretaria de Educação do Distrito Federal reconheceu que os resultados do ensino médio exigem atenção e afirmou que pretende intensificar o acompanhamento pedagógico nessa etapa.
A estratégia anunciada inclui diagnóstico frequente, recomposição de habilidades consideradas essenciais, monitoramento dos resultados por escola e apoio direcionado às Coordenações Regionais de Ensino.
O desempenho no ensino médio também ganha relevância diante da preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. Segundo Renato Brito, é nessa etapa que competências como interpretação de texto, leitura crítica e raciocínio lógico-matemático são consolidadas.
Mudança no comando da Educação
Dois dias após a divulgação dos resultados do Ideb, a governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), anunciou a troca no comando da Secretaria de Educação. Iedes Braga deixou o cargo, que passou a ser ocupado por Thiago Peixoto.
Ao anunciar a mudança, Celina afirmou que o novo secretário é um gestor com experiência na área e que a intenção é preservar iniciativas consideradas positivas e alterar aquelas que precisam de melhorias.
Peixoto já comandou as secretarias de Educação de Florianópolis e de Goiás. Durante sua gestão em Goiás, o estado avançou no ranking do Ideb, passando da 16ª para a primeira colocação no ensino médio, segundo as informações apresentadas no levantamento sobre sua trajetória.







