Cardeal Robert Francis Prevost foi eleito o novo Papa da Igreja Católica
Após quatro rodadas de votação a fumaça branca marcou a escolha do novo Papa da Igreja Católica nesta quinta-feira (08), por volta das 13h08 (horário de Brasília). O cardeal Robert Francis Prevost, norte-americano, foi eleito pelo colégio de cardeais durante o segundo dia do conclave realizado na Capela Sistina, e assumirá o pontificado com o nome de Papa Leão XIV.
Pouco mais de uma hora depois da fumaça branca marcar o céu, o cardeal protodiácono apareceu na sacada da Basílica de São Pedro para anunciar: “Habemus Papam!”
Com 69 anos, o novo pontífice sucede o Papa Francisco, e será responsável por liderar mais de 1,3 bilhão de católicos em todo o mundo. Conhecido como o “pastor de duas pátrias” devido à sua atuação missionária no Peru durante os anos 80, Prevost segue uma linha agostiniana de humildade e preocupação social. O Papa Leão XIV é o 267º papa da história da Igreja.
Em uma entrevista ao site do Vaticano, ele enfatizou sua visão sobre o papel dos bispos:
“O bispo é chamado autenticamente para ser humilde, para estar perto das pessoas que ele serve, para caminhar com elas, para sofrer com elas e procurar formas de que ele possa viver melhor a mensagem do Evangelho no meio de sua gente.”
Milhares de fiéis se reuniram na Praça de São Pedro para acompanhar o anúncio e ouvir as primeiras palavras do novo papa e receber a primeira benção do novo líder. O Papa Leão XIV saudou os fiéis com as mesmas palavras de Cristo após a ressurreição “A Paz estejam com vocês“, agradeceu tudo o que o Papa Francisco realizou e anunciou que seguirá a mesma linha pastoral. O Papa também anunciou que a igreja deve ser missionária e lutar pela paz e pelo fim das guerras.
O novo Papa Leão XIV mostrou-se muito emocionado durante todo o pronunciamento.