Região segue com tempo quente e seco e alerta de perigo potencial devido à baixa umidade e focos de incêndio.
O Distrito Federal continuará com céu claro e névoa seca nos próximos dias, em meio a uma onda de calor e ar seco. Para esta segunda-feira (9/9), a previsão é de temperatura máxima de 31°C e umidade relativa do ar entre 15% e 60%, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A capital enfrenta 139 dias sem chuvas, em meio a um cenário preocupante de múltiplos focos de queimadas. Segundo o meteorologista Heráclio Alves, do Inmet, não há previsão de chuvas na primeira quinzena de setembro. “A estiagem, a baixa umidade e os incêndios em vegetação no DF e Entorno favorecem a permanência da névoa seca nos próximos dias”, explicou.
O DF está em alerta amarelo de perigo potencial, o nível mais baixo de uma escala que mede os riscos de incêndios florestais e problemas de saúde devido à qualidade do ar.
O mês de setembro deve ser ainda mais seco que agosto. No dia 3 de setembro, a estação meteorológica de Ponte Alta, no Gama, registrou a umidade relativa do ar mais baixa já medida no DF: 7%.