Confira entrevista exclusiva com Thalita Vicentini, diretora do Grupo Náutica.
O Brasília Boat Show, maior evento náutico do Centro-Oeste brasileiro, está programado para ocorrer de 14 a 18 de agosto na Orla da Concha Acústica, às margens do Lago Paranoá. Com uma estrutura inovadora e exclusiva para o setor, o evento promete atrair um público significativo interessado em embarcações esportivas, lanchas de luxo e jets de alto desempenho. Além das exposições, os visitantes poderão desfrutar de test drives na água, uma vila gastronômica variada e atividades de entretenimento para toda a família. A sustentabilidade é enfatizada através de iniciativas como a campanha “Só Jogue na Água o que Peixe pode Comer”, assinada por Ziraldo. O Grupo Náutica, organizador do evento, visa não apenas movimentar a economia local, mas também consolidar Brasília como um destino relevante no calendário náutico nacional, com planos de expansão e introdução de novidades para as próximas edições.
O Radar Digital Brasília entrevistou a diretora do Grupo Náutica, Thalita Vicentini, confira abaixo:
- Qual é a expectativa de público para o Brasília Boat Show deste ano e como ele se diferencia de outros eventos náuticos da região?
A expectativa de público para 5 dias de evento é receber em torno de 10 mil pessoas, famílias e entusiastas da náutica. Os “boat shows” são eventos realizados exclusivamente pelo Grupo Náutica por meio de sua unidade de negócios, a Boat Show Eventos, e além da máxima qualidade em estruturas específicas ao universo das águas, o grande diferencial está da expertise de um grupo que é autoridade no setor e responsável pelos maiores eventos náuticos da América Latina, como é o caso do São Paulo e Rio Boat Show. Além disso, os boat shows brasileiros são responsáveis pela geração de 70% dos negócios náuticos no país, o que faz com que a gente entenda o nosso papel de fomentador do segmento para ampliar salões em regiões que têm potenciais náuticos, tanto para quem produz o produto, quanto para quem busca bons negócios. Após muitos estudos e diante do grande potencial náutico do Centro-Oeste brasileiro, escolhemos Brasília para implementar uma mega estrutura e muitas atrações e novidades. A cidade entra nesse calendário e com seu belíssimo cenário, com o Lago Paranoá, com sua estrutura e localização, passa a representar a região do país na agenda de boat shows trazendo os principais nomes da náutica nacional e internacional.
- Como foi o processo de escolha da Concha Acústica como local para sediar o evento? Quais são as vantagens deste espaço para um evento náutico?
Aliado ao belo “mar brasiliense”, o Lago Paranoá, a Concha Acústica, à beira do lago, em localização privilegiada de Brasília, facilita o acesso tanto para moradores locais quanto para visitantes de outras regiões e de outros países. A região é bem estruturada por serviços de apoio, restaurantes e hoteis. Além disso, é um ponto turístico e artístico, um belo projeto de Oscar Niemeyer e já conhecido por receber importantes eventos. O Grupo Náutica também identificou uma oportunidade em apresentar neste local, como seria o espaço com a implantação de uma marina, que será implantada em menos de 30 dias uma megaestrutura para receber as embarcações e visitantes de todo o Brasil, repleta de atrativos e belas embarcações para quem marcar presença no show.
- Poderia destacar algumas das principais atrações e novidades que os visitantes poderão encontrar no Brasília Boat Show?
Para o evento será utilizada uma megaestrutura de píeres e passarelas flutuantes, exclusiva para a realização de Boat Shows e grandes eventos internacionais. Estaleiros, entre os principais nomes da náutica, como Fibrafort, NX Boats, Mestra, Ventura e Sea-Doo já estão confirmados para apresentar as últimas novidades, tanto para quem quer comprar sua primeira embarcação quanto para quem deseja fazer um upgrade por uma nova e maior.
Na ocasião, tests drives poderão ser realizados nas águas do Lago Paranoá, com alternativas que variam de pequenas embarcações a lanchas de luxo.
No shopping náutico, motores, acessórios, itens para manutenção e inúmeras tecnologias embarcadas serão alguns atrativos. Além de testes nas águas, está confirmada uma tenda com música e palestras, uma vila gastronômica e atrações também para as crianças, como um playground com a temática da campanha assinada pelo Ziraldo (in memoriam), “Só jogue na água o que o peixe pode comer”.
- O evento incluirá tests drives de embarcações no Lago Paranoá. Como essas experiências são organizadas e o que os participantes podem esperar?
Os expositores com embarcações em água irão oferecer test drives mediante agendamentos direto nos fabricantes.
- Quais são os impactos econômicos esperados para Brasília e a região do Centro-Oeste com a realização do Brasília Boat Show?
Entre os 10 estados com mais embarcações de esporte e recreio registradas no país, o Distrito Federal está na 5ª colocação. No total, DF, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, os 3 estados somam mais de 89,5 mil barcos de lazer e representam 15% do total do Brasil, que é de 594.739. E há um grande potencial de crescimento.
Como se trata da primeira edição de um boat show em Brasília, ainda não temos como quantificar em termos de negócios até porque uma venda de barco pode ser iniciada no boat show e concretizada ao longo dos meses com valores variados. Mas temos plena convicção que promovemos um evento bastante positivo para o setor, com a geração de muitos negócios e impulso à náutica no Centro-Oeste, segmento que contribui de forma significativa com vários outros setores e na geração de empregos.
- Além das exposições de embarcações, quais são os destaques da vila gastronômica e das atividades de entretenimento para famílias durante o evento?
O evento terá opções de lazer para toda a família, incluindo playground com o tema da campanha ecológica assinada pelo cartunista Ziraldo (in memoriam) ‘Só jogue na água o que o peixe pode comer’, além de tenda com música, palestras e uma ampla vila gastronômica. Além de atrações no Lago Paranoá, apresentando todo o potencial de atividades náuticas que o lago pode proporcionar, como apresentações aquáticas, experiências e Rally Náutico. A agenda detalhada será divulgada em breve. Já imaginou caminhar sobre as águas do Lago Paranoá? No Brasília Boat Show, toda a família poderá.
- Como a sustentabilidade é abordada no Brasília Boat Show, especialmente considerando a campanha “Só Jogue na Água o que Peixe pode Comer” assinada por Ziraldo?
Em parceria com a Revista Náutica, a campanha “Só jogue na água o que o peixe pode comer” marcou um movimento significativo na educação ambiental relacionada às águas brasileiras. Lançada na década de 1990, essa iniciativa, batizada de “Campanha do Peixinho”, se transformou em um símbolo de conservação ambiental, com a distribuição de materiais educativos com a mensagem de preservação dos rios e mares da comunidade náutica. Em homenagem ao Ziraldo, nosso artista brasileiro, e ao tema, trouxemos neste ano a campanha dentro dos boat shows, que iniciou no Rio de Janeiro com grande sucesso. Em Brasília, o destaque da campanha será a tematização de playground com exposições e brindes.
- O Grupo Náutica planeja expandir ou introduzir novos elementos no Brasília Boat Show para as próximas edições?
A cada evento que realizamos a expectativa é crescer ainda mais e inovar a cada edição. Desenvolvemos pesquisas criteriosas a cada boat show para entender o perfil do público e suas necessidades e a partir desses dados, realizamos melhorias e novas estratégias ano a ano, ampliando a cada ano o evento e todas as possibilidades de turismo, produtos e experiências que só podem ser vivenciadas em um boat show.
*Fonte: Radar Digital