Para muitos, o kettlebell é apenas um equipamento comum nas academias, mas para outros, é a base de uma modalidade esportiva em crescimento. Surgido na Rússia, o esporte envolve levantar pesos, combinando força e resistência. Raphael Andrade, de 41 anos, ex-jogador profissional de futebol, é um dos principais atletas brasileiros de kettlebell. Residente de Águas Claras, Raphael é proprietário da UP Sports, localizada na Quadra 101, onde, como educador físico, coordena os treinos de alunos e de sua própria família, que também se apaixonou pelo esporte.
Transição de carreira de Raphael
Após 19 anos como jogador de futebol profissional, atuando em grandes clubes como Remo-PA, Bragantino-SP e nos dois maiores clubes do DF, Gama e Brasiliense, Raphael começou a se preparar para encerrar a carreira em 2018. Ele passou a estudar educação física e a explorar outras modalidades esportivas, sendo o kettlebell a que mais chamou sua atenção.
“Eu já treinava esporadicamente a modalidade, mas com a chegada da pandemia, em 2020, comecei a me envolver mais com o esporte. Com o fim da minha carreira como jogador, busquei me especializar na modalidade, e além de ser atleta de um novo esporte, também me tornei professor.”
Raphael já foi campeão brasileiro e sul-americano de kettlebell, além de ter conquistado o vice-campeonato mundial no último torneio, realizado em junho na Polônia. Sua filha, Julia Andrade, e uma de suas alunas, Tamara Araujo, também conquistaram medalhas.
Resultados do Campeonato Mundial de Kettlebell, junho de 2024:
- Raphael Andrade: 2º lugar na prova de meia maratona (30 min) One Arm Jerk (OAJ) na categoria veterano 24 kg.
- Júlia Andrade: 2º lugar na prova de meia maratona (30 min) One Arm Long Cycle (OALC) na categoria Under 18 16 kg.
- Tamara Araujo: 4º lugar na prova clássica de One Arm Long Cycle (OALC) categoria amadora 16 kg e 6º lugar na prova de meia maratona (30 min) One Arm Long Cycle (OALC) categoria amadora 16 kg.
União entre esporte e família
Durante sua carreira no futebol, Raphael conheceu Rosane Castro, e decidiu ficar em Brasília para manter o relacionamento. Com Rosane, Raphael construiu uma família, e hoje, sua esposa e filha, Júlia Andrade, são suas principais companheiras nos treinos.
“Hoje, tenho o orgulho de contar que sou treinador da minha filha e também da minha esposa. É muito gratificante saber que elas estão comigo e que o esporte faz parte de suas vidas assim como da minha”, afirmou Raphael.
“O exemplo arrasta”
Raphael observou que, no início, muitas pessoas, incluindo sua esposa e filha, mostraram resistência ao kettlebell devido ao uso de uma ferramenta pesada. No entanto, ele destacou que, com persistência, as pessoas podem passar a gostar da modalidade.
Próxima competição em Brasília
O próximo campeonato sul-americano de kettlebell será realizado em Brasília, de 15 a 17 de novembro.
“Estamos nos preparando para o próximo campeonato, muito motivados após os resultados do mundial, mas o trabalho duro é essencial para manter os bons resultados. Por fim, quem se interessar pela modalidade, pode conhecer a UP Sports, todos serão muito bem-vindos”, convidou Raphael.
*Com informações DF Águas Claras