Na manhã desta terça-feira (12/12), Renato Cariani, renomado influenciador fitness com mais de 7 milhões de seguidores no Instagram e 6 milhões no YouTube, tornou-se um dos principais alvos da Operação Hinsberg, conduzida pela Polícia Federal (PF). A investigação aponta que o influencer pode estar envolvido em um esquema ilícito relacionado ao desvio de produtos químicos para a produção de drogas.
A PF cumpriu mandados de busca e apreensão na residência e nas empresas de Cariani. O influenciador, também educador físico e formado em química, alcançou a fama nas redes sociais ao fornecer dicas de emagrecimento e realizar projetos fitness com celebridades, incluindo Danilo Gentilli e MC Daniel. Ele é sócio da Anidrol, uma indústria química na Grande São Paulo, que é a principal investigada na Operação Hinsberg.
O esquema ilegal envolve a emissão fraudulenta de notas fiscais por empresas licenciadas para vender produtos químicos em São Paulo. Utilizando “laranjas” e vítimas como intermediários, o grupo realizava transações dissimuladas, totalizando cerca de 12 toneladas de produtos químicos, equivalentes a mais de 19 toneladas de cocaína e crack prontas para consumo.
Mais de 70 policiais federais cumpriram 18 mandados de busca e apreensão em endereços de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Os investigados podem responder por tráfico equiparado, associação para fins de tráfico e lavagem de dinheiro, enfrentando penas que ultrapassam os 35 anos de reclusão. A Operação Hinsberg recebe o nome em homenagem a Oscar Hinsberg, químico cujo trabalho possibilitou a conversão de compostos químicos em fenacetina, o principal insumo desviado pelo esquema.