O Distrito Federal manterá condições de tempo estável, quente e seco até quinta-feira, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Isso significa que os habitantes de Brasília podem esperar temperaturas elevadas, com máximas próximas de 32ºC, e níveis mínimos de umidade em torno de 20% durante toda a semana.
Nesta segunda-feira (11/9), as temperaturas chegaram a 16ºC durante a madrugada no Paranoá. Durante a tarde, a máxima alcançou os 32ºC, enquanto a umidade oscilou entre 65% e 20%.
Conforme explicado pelo meteorologista Heráclio Alves, na sexta-feira (15/9), há previsão de aumento na cobertura de nuvens e, devido às altas temperaturas na capital federal, existe a possibilidade de chuvas durante o fim de semana.
A queda na umidade do ar é resultado da influência de uma massa de ar seco que afeta a região central do país. É importante destacar que, de acordo com as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), índices de umidade do ar inferiores a 60% não são considerados saudáveis. Durante esse período de baixa umidade, há preocupações com incêndios florestais e impactos na saúde, incluindo o ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz.