Sessão Solene no Congresso Nacional. Expressão artística conecta elementos de música, dança e cultura sino-brasileira
Para simbolizar os 123 Anos da Imigração Chinesa no Brasil, a Frente Parlamentar Brasil/China do Congresso Nacional e o Instituto Sociocultural Brasil/China – Ibrachina convidaram o artista brasileiro Thiago Silva para representar, em tela, elementos de integração musical e sociocultural entre os povos do Brasil e da China. A iniciativa, instituída no calendário oficial do País pela Lei n. 13.686/2018 de autoria do Deputado Federal Fausto Pinato (PP/SP), é símbolo máximo por parte do Poder Público, no contexto de Cooperação, Integração e Respeito entre o Brasil e a China.
Com a curadoria de Sóstenes Marchezine, a obra única do artista Thiago Silva convida o espectador a mergulhar nas diferentes culturas e apreciar a beleza da diversidade. Ao conectar o Grupo Olodum da Bahia à dança do dragão chinesa, Silva une cores e referências culturais, transmitindo energia, vitalidade, cooperação e amizade. Tons vibrantes de vermelho, amarelo, laranja e azul se misturam em um verdadeiro espetáculo visual. Os contrastes entre as cores quentes e frias criam uma dinâmica fascinante, amplificando a energia transmitida pela obra.
Cunhada à dedo em tela única, a arte foi certificada e reproduzida digital e fisicamente em 123 unidades numeradas e autênticas, em referência comemorativa, tornando-a rara e preciosa como as relações entre os dois povos. A pintura simbólica em questão é uma verdadeira ode à cultura, à música e à dança sino-brasileira. Uma grande expressão da amizade característica e plural entre brasileiros e chineses.
A solenidade marca também o 49º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e o Brasil, neste 2023 de festejos pelo 30º ano da Parceria Estratégica sino-brasileira. Valoriza as raízes chinesas no Brasil e dissemina a cultura brasileira na China, como forma de aprofundar as relações multissetoriais sino-brasileiras e potencializar o fluxo comercial e o desenvolvimento econômico e sustentável, mutuamente benéficos.