Nesta terça-feira (30/5), um bombeiro realizou o parto da própria filha, dentro do carro, à caminho do hospital, em Águas Claras. A família tinha acabado de sair do estacionamento do prédio quando as contrações teriam ficado fortes demais. Apressada, Rebeca veio ao mundo com 47,5 cm e 2,795 kg na às 9h09, na esquina de casa.
“Sou bombeiro militar há 13 anos, mas nunca havia assistido a um parto e quis o destino que primeiro fosse o da minha filha no banco traseiro de um Celta em plena avenida em Águas Claras”, declara o pai da menina, Rafael Santana, 39 anos. Ele ainda ajudou a fazer o parto.
Rafael contou que havia um planejamento com doulas e enfermeira. “A ideia era ir só no momento do parto mesmo para chegar ao hospital”. Naquela noite, a mãe do bebê, Nayara de Matos, passou a madrugada em contração. Rebeca não só se adiantou às previsões do dia. A estimativa mesmo era de que o nascimento só acontecesse no mês que vem, de 5 a 12 de junho.
“A equipe acompanhou as primeiras contratações no apartamento e decidiu esperar um pouco para chegar ao hospital já no momento do parto. Porém Rebeca decidiu sair muito antes do planejado”, contou o pai.
Como a pequena estava com pressa, a família pegou emprestado o carro de uma tia do casal. “Seria mais fácil de estacionar”. Mesmo com um dia agitado, o pai já levou o Celta para lavagem completa. “Pago feliz. É difícil até de descrever tanta emoção”. Rebeca é a primeira filha do casal. Após o nascimento, foi levada a hospital particular na Asa Sul.