Essa é a visão do Deputado Daniel de Castro, ex-administrador de Vicente Pires, que indicou Mário Furtado para a administração de Águas Claras.
O deputado distrital, Pastor Daniel de Castro, está no seu primeiro mandato, mas já chegou mostrando ao que veio.
O Pastor Daniel se deixa guiar por seus valores cristãos e está empenhado em trabalhar para resolver as demandas de Águas Claras, Vicente Pires e Taguatinga, regiões que já tinha adotado mesmo antes da indicação dos administradores.
Daniel de Castro herdou do pai sua fé e os estudos. É formado em pedagogia, direito, teologia e ciência políticas pela ADESG (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra).
“Sempre priorizei o estudo. Me preparei para a igreja, pro pastorado. E só depois que eu conheci a política.”
O deputado teve sua primeira experiência com política quando entrou para o movimento estudantil da faculdade católica, onde fez sua primeira graduação em pedagogia. De lá pra cá já foi Daniel de Castro foi assessor de Agnelo Queiroz, quando Ministro dos Esportes, assessor de Cristóvão Buarque, quando Ministro da Educação, Coordenador da Coordenadoria Geral para erradicação do analfabetismo do MEC, gerente de projetos do MEC, assessor especial quando Agnelo foi governador, Administrador de Taguatinga na gestão Agnelo, Representante do Estado do Rio de Janeiro no DF quando a Rosinha Garotinho foi governadora, Secretário de Educação e de Administração e Planejamento em Águas Lindas, Secretário do Entorno no DF e Administrador de Vicente Pires no governo de Ibaneis Rocha. Ou seja, experiência ele tem de sobra.
Uma nova estrutura de administração
O Pastor Daniel já sinalizou ao Governador Ibaneis Rocha seu desejo de cuidar de Águas Claras, assim como fez por Vicente Pires e pretende continuar fazendo.
Ele conta que quando assumiu a administração de Vicente Pires não sabia o que fazer, mas com o apoio de Ibaneis ele colocou um colete, uma bota, foi pra rua e criou uma estrutura de administração totalmente diferente. E foi quando surgiu o slogan: “cuidando da cidade e cuidando das pessoas”.
“Eu trouxe a comunidade pra perto. Criei grupos de moradores no Whatsapp divididos por rua.” Cada rua tinha um grupo, algumas ruas até mais de um. E cada grupo tinha um assessor da administração como responsável para garantir a proximidade da administração com o povo. “Nós tivemos a vantagem do GDF Presente, que estava aberto para estar na cidade. O GDF Presente foi a maior marca do governo Ibaneis”. Mas o deputado pontua que o GDF estava na Vicente Pires pois ele ia atrás.
A opinião de quem fez
O deputado Daniel de Castro dá uma dica aos administradores regionais: a administração não é lugar de fazer política. “O administrador é a mãe estendida do governo na cidade”.
Daniel garante que para ter êxito como administrador é preciso sair da cadeira e ir para a rua, conhecer as verdadeiras necessidades da comunidade e já chegar nos órgãos do GDF com o problema e uma possível solução.
O sobrenome do Pastor Daniel é solução
Enquanto o Águas Claras Mídia entrevistava o deputado Daniel de Castro compartilhamos com ele algumas demandas antigas da cidade, que já poderiam fazer parte da pauta do novo administrador. Mas o Pastor Daniel não deixa para amanhã o que pode fazer hoje.
Há muito tempo a comunidade de Águas Claras reclama da falta de lixeiras em praças e outros pontos de grande circulação da cidade. Pois este problema está com os dias contados, o deputado já solicitou a instalação de, aproximadamente, três mil lixeiras na cidade.
Questionado sobre as obras da terceira saída, ele fez questão de ir atrás de respostas, ali, na hora. As obras estão em atraso por conta das chuvas, mas há uma previsão de entrega para o fim de março.
Quando falamos dos últimos orçamentos anuais, que constavam quase que só os honorários da administração, Daniel disse que já está em contato com o Secretário da Casa Civil e com o Secretário de Fazenda para fazerem um levantamento das necessidades da cidade para providenciar os recursos.
O Pastor Daniel de Castro não é nenhum leigo quando o assunto é administração pública e por isso, garante que procurou os melhores do grupo, quando foi convidado a sugerir nomes para a administração de Águas Claras e Vicente Pires. “Se eu indiquei, estou dando uma missão”, disse ele.
E o deputado irá acompanhar o Águas Claras Mídia em um encontro com o novo administrador, tenente-coronel Mário Henrique Furtado Rocha. Então, se você tem uma demanda, ou um questionamento, manda pra gente que iremos atrás da resposta.